Prefeitura reforça serviços de monitoramento e limpeza da rede de drenagem

Serviços Urbanos
04/03/2022 13h50

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju realinhou o cronograma de limpeza urbana e de monitoramento de canais para esta sexta-feira, 4, e reforçou esses serviços para garantir o devido escoamento das águas da chuva, a partir de diversas frentes de trabalho em variados pontos da cidade.

“Estamos integrados aos demais órgãos municipais, de acordo com o que estabelece o Plano de Contingência da Prefeitura de Aracaju. Assim, reforçamos nossas ações para reduzir o assoreamento e desobstruir os canais que acabam recebendo um grande volume de águas neste período”, explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. 

De acordo com o diretor de operações da empresa, Bruno Moraes, a vistoria em pontos com histórico de alagamentos teve início por volta das 5h40. Ele destaca que foram observados canais situados nas avenidas Anísio Azevedo, Airton Teles, Gonçalo Prado, Francisco Moreira e Osvaldo Aranha, conjuntos Lourival Batista, Santa Lúcia, Médici, além dos bairros Jardins, Santos Dumont, Olaria, além do Riacho do Cabral e Largo da Aparecida. 

Durante a atividade, os fiscais avaliaram in loco o fluxo, nível, pontos de retenção, bem como a ocorrência de obstrução das galerias. “O que se percebe em determinados pontos não são situações de transbordamento, mas sim de um aumento no nível de alguns canais, chegando a ocasionar o retorno das águas pluviais pelas galerias, fazendo com que a água chegue até as vias”, pontua o diretor.

Por esta razão, “os agentes da Emsurb atuam também no sentido de amenizar a lentidão do escoamento das águas fazendo a desobstrução das bocas de lobo, em apoio ao trabalho que já é feito regularmente pela Emurb”, complementa Bruno ao exemplificar que esse tipo de  intervenção foi efetuada, nesta sexta-feira, no bairro Salgado Filho, nas proximidades da Praça da Imprensa. 


 Trabalho preventivo
 
Os serviços de limpeza preventiva tiveram continuidade nesta sexta de forma intensificada. Receberam o procedimento os canais do loteamento Arrozal, no Santa Maria (mecanizado), e avenida Salatiel, no Olaria (barragem móvel). Paralelo a isso, o lixo descartado irregularmente e que ficou retido pelas telas de contenção instaladas em outros canais revestidos foi recolhido manualmente. 

As atenções das equipes da Emsurb estiveram voltadas, ainda, ao loteamento Paraíso do Sul, no bairro Santa Maria, onde houve o deslizamento de encosta. “Fomos acionados pela Defesa Civil d Aracaju para dar suporte na limpeza e recolhimento dos resíduos que desceram do morro impedindo a circulação de pessoas e veículos no local. Para obter mais celeridade na operação, contamos com os agentes e uma máquina retroescavadeira”, conta Bruno. 

“Nossas equipes permanecem de prontidão para eventuais necessidades, no caso das chuvas persistirem nos próximos dias”, frisa Luiz Roberto.