Assistência Social Presente: 1ª edição será realizada nesta terça, 15, no Santa Maria

Assistência Social e Cidadania
14/03/2022 15h26

Nesta terça-feira e quarta-feira, dias 15 e 16, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizará no bairro Santa Maria a 1ª edição do “Assistência Social Presente”, programa que ofertará serviços socioassistenciais a partir de um escritório móvel. Nesta edição, o ônibus ficará estacionado na praça da rua “A1”, (à direita da agência do Banese), das 8h até às 16h.

O escritório móvel possibilita a descentralização dos serviços, fazendo com que as equipes volantes adentrem as comunidades, facilitando o acesso daqueles que ainda possuem dificuldade em acessar os equipamentos.

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana, neste primeiro momento os técnicos levarão atendimentos para territórios com maior incidência de extrema pobreza, como o Santa Maria, 17 de Março, Lamarão, Olaria, Cidade Nova, Santos Dumont, Porto Dantas, além dos bairros da antiga Zona de Expansão.

“Demos um grande avanço na política de assistência social no município de Aracaju. Nossas equipes sairão de atrás dos muros das unidades e estarão mais perto da população. Existem alguns territórios, a exemplo da Zona de Expansão, onde não temos um equipamento socioassistencial, no qual o ônibus vai proporcionar comodidade ao usuário, para que possamos garantir seus direitos”, destacou.

Segundo dados da Coordenadoria de Transferência de Renda de Aracaju, setor responsável por gerenciar o Cadastro Único (CadÚnico) na capital sergipana, atualmente, há cerca de 39 mil famílias em situação de extrema pobreza na cidade; nos novos bairros da zona Sul, 18.734 famílias se enquadram nessa situação e outras 2.865 não têm acesso a nenhum tipo de benefício socioassistencial.

O objetivo do “Assistência Social Presente” é promover a cidadania, garantir direitos e impactar de forma positiva na redução da extrema pobreza. O escritório móvel também será utilizado para ações e trabalhos técnicos sociais realizados pelo Município em convênio com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além disso, será facilitado o acesso ao CadÚnico, para que as famílias mantenham seus cadastros atualizados e garantam acesso a benefícios socioassistenciais.