Prefeitura lança documentário sobre execução da Lei Aldir Blanc em Aracaju

Cultura
07/04/2022 16h40

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), lança nesta quinta-feira, dia 7, o documentário “Janelas para as Artes: a Lei Aldir Blanc em Aracaju” uma prestação de contas dos projetos artísticos fomentados pela Lei Aldir Blanc. O filme apresenta à população a dinâmica de produção e execução do decreto federal no âmbito municipal, na capital sergipana, e está disponível na plataforma Ajuplay (www.ajuplay.com.br).

A aplicação assertiva da Lei pela Funcaju possibilitou que Aracaju ficasse em sexto lugar no ranking nacional de cidades com melhor eficiência na execução dos recursos federais. A partir da publicação de editais, a Prefeitura contemplou mais de 650 projetos, de variadas linguagens artísticas.
 
Presidente da Funcaju, Luciano Correia ressalta a importância da construção do documentário para prestação de contas à sociedade. “Aplicamos 4,6 milhões de reias no setor artístico-cultural de Aracaju, com a aprovação de 650 projetos transformados em produtos culturais, alguns perenes, agora disponíveis nos suportes digitais para o conjunto da população", afirma.
 
De acordo com Luciano, a Funcaju demonstrou uma expertise relevante na execução da Lei Aldir Blanc. "Agora vamos resumir essa história num pequeno documentário contando como foi esse processo, um registro desse trabalho e dos inúmeros frutos, que enviaremos aos órgãos fiscalizadores do Estado e da União, além de disponibilizá-lo para o público em geral”.

Os dois objetivos fundamentais traçados para execução da lei foram alcançados: o apoio à classe artística, que estava penalizada pela pandemia; e a entrega variada de produtos culturais à sociedade.
 
“Transformamos a execução da lei em um instrumento de política cultural no município de Aracaju. O resultado foi a ação de centenas de projetos na área da cultura, em nove segmentos da cadeia produtiva, beneficiando milhares de trabalhadores, cumprindo o objetivo do fomento no período da pandemia e entregando produtos culturais para a sociedade”, complementa o presidente da Funcaju.
 
Além do documentário, o catálogo do  Ajuplay conta com diversas outras produções audiovisuais sergipanas desenvolvidas com os recursos do edital Janelas Para as Artes. A plataforma disponibiliza filmes, shows e espetáculos, para entretenimento, de forma gratuita.