Pilotos e turistas elogiam organização e qualidade de Aracaju durante Campeonato Nordeste de Kart

Indústria, Comércio e Turismo
23/04/2022 20h14

Neste sábado, 23, Aracaju recebeu as finais das oito categorias do Campeonato Nordeste de Kart, realizado pela Federação Sergipana de Automobilismo (FSA) e Associação Sergipana de Kart (ASK), com a apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp). 

O evento ocorreu no Kartódromo Emerson Fittipaldi, localizado na Orla da Atalaia, espaço esse que foi recém-reformado pela administração municipal, tendo com um dos objetivos, justamente receber grandes competições como o Campeonato. 

Uma das metas do Planejamento Estratégico da Prefeitura para fortalecer o turismo é o apoio e captação de eventos. A medida, além de gerar demanda turística e aquecer a cadeia produtiva do turismo, projeta a capital sergipana no concorrido mercado do turismo para todo o país.

“Cada vez que recebemos eventos deste porte, além dos benefícios econômicos ganhamos também com o marketing espontâneo. Quem chega fica admirado com a qualidade da cidade, somos bastante elogiados, e esse olhar dos nossos visitantes sobre nossa cidade chega em seus locais de origem, o famoso ‘boca a boca’, observa o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga. 

Para o presidente da Federação Sergipana de Automobilismo (FSA), Kennedy Fonseca, o sucesso do Campeonato Nordeste de Kart deve ser compartilhado com a Prefeitura de Aracaju, através das secretarias de Esporte e da Juventude (Sejesp), da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), e das empresas municipais de Obras e Urbanização (Emurb) e de Serviços Urbanos (Emsurb), “que desde os primeiros momentos apoiou a entidade para que o Campeonato Nordeste de Kart fosse realizado em Aracaju”, declara o dirigente. 

Kennedy Fonseca informou que a maioria dos pilotos e suas equipes chegaram na segunda-feira, 20, “estão aqui na cidade em torno de oito dias hospedados em nossa rede hoteleira e consumindo produtos e serviços em nossos bares e restaurantes”.  

“Cada piloto, no total de 120 nesta competição, não vem sozinho, chega com estrutura de equipe, mecânicos, comunicação e parentes. Posso afirmar que estamos com mais de 700 pessoas de vários estados em nosso município, gerando divisas para o automobilismo e para o turismo”, afirma Kennedy. 

Pilotos de várias equipes foram unânimes em elogiar a estrutura e qualidade do Kartódromo Emerson Fittipaldi, recentemente reformado pela Prefeitura de Aracaju para receber o Campeonato Nordeste de Kart e a Copa Brasil de Kart, que será realizada em julho.

“Achei uma pista com muita técnica, o asfalto perfeito pra gente tentar buscar o melhor tempo, boa de andar, economizando pneu, uma pista incrível”, elogia a piloto Ana Laura Ogawa, do município de Palmas/TO

“Esse circuito é bem melhor do que nós imaginávamos, o asfalto é muito bom, o traçado muito legal, um circuito muito bom mesmo”, concorda o chefe da equipe Sisdeli Competições, Allan Sisdeli, de Americana/SP.

Outro piloto que não poupou elogios ao circuito foi Fábio Pereira Monteiro, de Palmas/TO. Ele parabenizou a Prefeitura de Aracaju pelo “excelente trabalho feito no kartódromo”. “O asfalto ficou muito bom, tudo ficou muito bonito, posso afirmar que vocês estão no caminho que muitos outros kartódromos não estão, então preciso fazer justiça e deixar esse parabéns a todos que participaram da organização e realização desta Copa aqui em Aracaju”, elogia.

Mas, além do Kartódromo Emerson Fittipaldi, outro ponto bastante elogiado por quem está participando do evento é a organização e a qualidade da cidade, com destaque para a limpeza e a infraestrutura turística.

Adriel Fernandes Cabral da Silva é pernambucano, da cidade de Macaparana, e veio com seu sócio, Warney Menezes Nascimento, acompanhar equipes para as quais presta serviços de publicidade. Habituado a agendas profissionais em outros estados, elogiou a cidade e sua rede de serviços. “Gostei demais de Aracaju. Vocês têm uma cidade incrível, vimos uma boa diversidade de hotéis, bons restaurantes e belos atrativos, é uma cidade que pretendo voltar muito ainda, seja a trabalho ou a lazer, gostei muito mesmo”, reforçou.

Já a engenheira paulista Marisa Gomes José está na cidade acompanhada por seu esposo, Wagner Gonzalez, proprietário e editor da revista ‘Curva 3’, publicação especializada em automobilismo de base. Os dois passearam pela cidade e ficaram encantados com a organização da cidade, a limpeza e o artesanato. 

“Eu e meu esposo nos encantamos demais com a cidade, é um lugar muito bonito, bem organizado, com muita área verde e muito limpa, nos chamou muito a atenção a limpeza da cidade e a qualidade de vida de vocês. Fomos até o mercado e vimos o artesanato, muitas peças lindas e preciosas, inclusive vestidos de festa junina, adoramos tudo que vimos”, resume.

Com o ronco dos motores e os karts passando acelerados pelo grid de chegada, Jorge Fraga acenou a bandeira quadriculada para a realização da 23ª edição da Copa Brasil de Kart, já confirmada para julho, com o apoio da Prefeitura de Aracaju.

“Outro grande evento que coloca Aracaju, novamente, no pódio do automobilismo nacional. É preciso enaltecer o esforço da Federação Sergipana de Automobilismo, através do seu presidente, Kennedy Fonseca, no fomento dessa modalidade esportiva, e o extraordinário apoio que a Prefeitura prestou para o sucesso do evento. Aracaju está, definitivamente, no radar do automobilismo nacional e isso é muito bom para aumentar nosso fluxo turístico”, frisa o secretário.