Paralelo à realização de trabalhos já conhecidos pela população, como coleta de lixo e limpeza da cidade, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), atua com ações de educação ambiental para conscientizar a população sobre a necessidade de contribuir para a eficácia desse trabalho.
Em 2017, a Prefeitura de Aracaju licitou o serviço de limpeza urbana, incluindo, num dos lotes, a educação ambiental. Desta forma, até o ano de 2020, o trabalho de sensibilização da população foi realizado de maneira contínua, entretanto acabou sendo comprometido pela pandemia, como explica o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.
“Com a crise sanitária, tivemos que parar a atividade de educação ambiental, até porque a visita é de porta em porta, o que poderia colocar tanto os agentes como a população em risco de exposição ao vírus. Agora, quando Aracaju possui um cenário mais controlado da pandemia, inclusive com a flexibilização de medidas, retomamos as ações de educação ambiental”, destaca Bruno, ao acrescentar que, este ano, esse trabalho foi retomado e já contemplou os bairros Santa Maria, 17 de Março, Dom Luciano, Coroa do Meio, Luzia, Ponto Novo, Inácio Barbosa e Santos Dumont.
Durante as abordagens à população, realizadas sempre no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, os agentes tratam sobre temas como condicionamento do lixo, horário da coleta, pontos de entrega voluntária de recicláveis e ecopontos.
“São visitas com o olhar voltado para a problemática de cada bairro. Nesse primeiro momento da retomada das atividades, os bairros foram escolhidos de acordo com a demanda. Neles, a Coordenadoria de Resíduos Sólidos, junto à Gerência de Limpeza Urbana, identificou que precisavam manter o nível que já havia sido alcançado e que desequilibrou, nos últimos tempos. Esse trabalho terá continuidade por toda a cidade, principalmente em locais próximos a canais, como a avenida Anísio Azevedo, lugares em que ainda há uma frequência de descarte irregular”, aponta Bruno.
Conforme o gestor da Emsurb, as equipes da empresa municipal já mapearam as localidades onde há convergência de problemas de descarte, justamente para sensibilizar a população sobre as atitudes corretas que devem ser seguidas.
Bruno relembra que em 2017 a Prefeitura identificou pouco mais de 2.200 pontos de descarte irregular, além dos problemas da coleta de lixo. A partir disso, salienta ele, a Emsurb traçou um plano que envolvia educação ambiental, participação direta da Diretoria Operacional, no tocante a conversar com a comunidade e tentar solucionar os problemas da ocasião, bem como a regularização dos serviços.
"De lá para cá, conseguimos fazer o trabalho de redução desses pontos de descarte, com paisagismo, com educação ambiental, com regularização da coleta, com ampliação dos setores onde o coletor vai buscar o lixo e participação de reuniões com as comunidades. Agora, é dar seguimento”, enfatiza o presidente da Emsurb.
Ainda de acordo com Bruno Moraes, há questões peculiares em que a Emsurb precisa de suporte. “Quando visualizamos uma situação e a educação ambiental não consegue resolver, encaminhamos para a Sema [Secretaria Municipal do Meio Ambiente], que pode tratar de forma legal a respeito daqueles que desrespeitam as orientações”, completa.
Levando em consideração o período chuvoso, que segue até o mês de julho, em Aracaju, Bruno salienta, também, que “é justamente nesse momento que vivenciamos os efeitos de situações como o descarte irregular de lixo".
"Nos períodos chuvosos, a cidade sente as consequências, por exemplo, de bueiros entupidos e canais obstruídos. Por isto, reforçamos a importância da sensibilização e participação dos munícipes para a manutenção da limpeza da cidade”, frisa.