Cras e Creas realizam sensibilização sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Assistência Social e Cidadania
17/05/2022 17h52

 

 

Na tarde desta terça-feira, 17, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Terezinha Meira, situado no bairro Olaria, em parceria com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Gonçalo Rollemberg Leite, equipamentos gerenciados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveram uma roda de conversa sobre os tipos de violências sexuais contra crianças e adolescentes em Aracaju.

O encontro aconteceu em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado neste dia 18 de Maio.

De acordo com a coordenadora do Terezinha Meira, Elze Melo, o evento teve como público-alvo famílias usuárias do equipamento, com o objetivo de prevenir situações de riscos através de debates acerca do tema fazendo a identificação dos tipos de violências sexuais e os canais de atendimento para denúncias.


“Tivemos uma tarde sensibilização sobre o dia nacional do combate ao abuso e exploração sexual da criança e adolescente, e mais importante do que discutir com diversos setores, é alertar a sociedade civil para unirmos forças sobre esse tema. Eles estão no dia a dia com as crianças precisam desta sensibilização, principalmente as mães que muitas vezes não tem entendimento desse tema, e assim informar sobre essas situações, para quando um filho ou criança próxima estiver sofrendo algum tipo de abuso, saibam onde ir, o que fazer e como observar”, ressalta a coordenadora.  

O assistente social do Creas Gonçalo Rollemberg Leite, Carlos Henrique Severo, realizou uma palestra ressaltando a importância da parceria no debate sobre o tema e a importância desse conhecimento dentro da sociedade civil.

“Nosso equipamento trabalha com situações de violações de direitos, também atuamos na comunidade com a perspectiva de prevenção a essas situações de violações de direitos, e quando ocorre de fato à violação, a gente recebe o encaminhamento dos órgãos competentes, faz o acompanhamento do caso e, em conjunto com a família, buscamos estratégias de superação dessa violação que esse indivíduo ou a própria família como um todo, vivenciou”, explicou o coordenador.

A dona de casa Joseilde Santos Souza, usuária do Cras, relatou a importância do debate no ponto de vista social e como estas informações irão ajudar a comunidade, principalmente dentro do aspecto familiar.

“Foi uma tarde muito importante para mim, muito gratificante. Gostaria que esses debates fossem repetidos mais vezes, por ser um tema tão necessário de ser discutido, e que nos ajuda bastante em diversas formas”, relatou a usuária.

Segundo a usuária do Cras e dona de casa Creuza Santos Fontes, o debate foi muito importante, com temas que precisam ser debatidos constantemente para melhor compreensão social.

“Gostei de tudo que vi hoje, sempre sou muito bem recebida e atendida aqui no Cras, a palestra foi muito interessante para nós da comunidade e gostaria que esse tema fosse debatido mais vezes”, diz.