Aracaju não registra ocorrências derivadas da chuva, mesmo com volume intenso nas últimas 48h

Agência Aracaju de Notícias
26/05/2022 17h49

Com a continuidade das fortes chuvas sob a Capital, a Prefeitura de Aracaju,  por meio da Defesa Civil Municipal, ligada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tem respondido de forma ágil e eficaz às demandas surgidas nestas circunstâncias. Durante toda esta quinta-feira, 26, 30 solicitações foram registradas e atendidas, sem graves transtornos, apesar dos 112 milímetros de chuvas nas últimas 48h, o que mostra a resiliência da cidade. 

Do total de ocorrências, 19 estão relacionadas aos ventos fortes que chegaram junto à frente fria, com o registro de 11 árvores que apresentaram risco de queda, quatro árvores que caíram de fato e quatro painéis publicitários com risco de colapso. 

Também foram feitas oito avaliações de risco por colapso estrutural e duas interdições, uma parcial e uma total, com uma família de quatro membros sendo realojada, no Bairro Cidade Nova. Registrou-se ainda dois deslizamentos de terra, sem vítimas. 

A redução dos transtornos decorrentes das chuvas intensas está ligado ao trabalho preventivo feito pela administração municipal, com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) garantindo a limpeza dos principais canais e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) atuando para desobstruir bocas de lobo para aumentar a efetividade do escoamento da água. 

“Aliado ao trabalho preventivo, nós temos um plano de ação e resposta, com um canal direto de comunicação com a população, o 199, criado em 2017, de onde é possível acionar todo o aparato da Prefeitura para diminuir os impactos provocados pela chuva. É um trabalho integrado, pautado pelo planejamento do Comitê de Gerenciamento de Crise, que determina muito bem a matriz de responsabilidade de cada órgão”, explica o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado. 

Com a informação metereológica da continuidade das chuvas, a previsão é da incidência de 60 milímetros até o final da manhã desta sexta-feira, 27, a Defesa Civil emitiu novo alerta, via o SMS 40199, e mantém as equipes de prontidão para prestar todo o auxílio necessário à população aracajuana.