Plano Municipal da Primeira Infância: reunião discute etapas finais do projeto

Educação
26/05/2022 18h34

Na tarde desta quinta-feira, 26, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou mais uma reunião para discutir as etapas finais na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância . O encontro ocorreu no Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe) e contou com a presença de representantes de diversas secretarias.

Na ocasião, os presentes foram apresentados ao novo coordenador do projeto, o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, que assumiu a pasta recentemente. O gestor explicou que está recebendo a missão com muita responsabilidade e carinho, dada a importância de incluir esses aracajuanos na rotina da cidade e os colocar em situação de protagonismo.

"É uma honra muito grande dividir, com a Secretaria Municipal de Governo (Segov), a coordenação deste Plano. No meu entendimento, é um projeto que já nasce imerso em muito êxito. O primeiro deles é fazer com que diversos segmentos dialoguem em prol de objetivos em comum, que são: proteger nossas crianças, garantir a possibilidade de que estas desfrutem dessa fase de forma sadia e feliz, e ter a cidade preparada para garantir todas essas condições", pontua o secretário.

As secretarias envolvidas neste planejamento já construíram marcos estratégicos e discutiram suas metas. Assessora técnica da Semed e articuladora do projeto, Vilma Mendes explica que, no momento, a equipe intersetorial está revisando todas as considerações necessárias e, logo após, será formalizada uma comissão de redação e marcada uma reunião com o prefeito Edvaldo Nogueira. Na oportunidade, serão apresentadas as metas definidas, para, por fim, alcançar a aprovação do Plano.

"Temos percebido o engajamento de todos e estamos dispostos a trabalhar para que Aracaju possa, até, ser a capital da Primeira Infância. Para algumas secretarias, como a Semed, o atendimento a este público já era uma política priorizada. Para as demais, são momentos de grandes descobertas, onde podemos concluir que cada uma, de alguma forma, pode contribuir para a construção de uma cidade atrativa para as crianças de até 95 cm", expressa Vilma.

Representando a Segov, Avanize Madalena, destaca que a iniciativa é de grande importância para a capital, um marco de um projeto que dará ênfase a uma fase primordial para o desenvolvimento infantil. "Este esforço vem mostrar o quanto a cidade pode estar preparada para ouvir e ver todos os anseios das crianças e o que diz respeito a esse público. O nosso papel, enquanto secretarias, é dar as mãos e trabalharmos, de modo eficaz, para que haja êxito e eficiência", ressalta.