Com apoio da Prefeitura, Caravana do Esporte e das Artes começa na terça, 31

Agência Aracaju de Notícias
27/05/2022 16h56

Sendo a primeira capital, do ciclo de 2022, a receber o projeto social Caravana do Esporte e das Artes, Aracaju já se prepara para as atividades desenvolvidas pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga, em parceria com Disney e Unicef. Para tanto, a Prefeitura garante o apoio logístico e, nesta sexta-feira, 27, a montagem da estrutura caminhou para receber os últimos ajustes. 

O evento será realizado, na capital sergipana, entre os dias 31 de maio e 2 de junho,  das 8h às 11h e das 14h às 17h, na Estação Cidadania, localizada no bairro Bugio. No próximo domingo, contudo, a montagem da estrutura deve ser finalizada. 

Essa estrutura para a realização das atividades começou a ser montada na terça-feira, 24, e conta com mini-quadras de basquete e de futebol para as atividades esportivas, tendas para as atividades artísticas, música e dança, por exemplo, e até um circo, onde acontecerão os cursos de capacitação aos professores, com o objetivo de continuidade do projeto.

Ao longo da programação, serão realizadas oficinas, com aplicação de metodologia para formação continuada em esporte educacional, envolvendo 1.800 alunos e 100 professores da rede municipal de ensino.

Após dois anos de pandemia do coronavírus, o evento marcará recomeço das atividades para as crianças com idade de 7 a 14 anos.

“É uma honra para nós termos sido escolhidos para iniciar, no pós-pandemia, um projeto tão bonito e importante que é a Caravana do Esporte e das Artes. A expectativa da administração municipal é grande para atender e dar oportunidade ao maior número de crianças e professores. Seja nas vivências sócio-esportivas-educacionais, seja na atualização e formação dos profissionais que atenderão essas crianças em várias modalidades”, destaca a secretária municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) em exercício, Liliane Borba.

Para ela, a principal motivação “é dar oportunidades, acessibilidade, esperança e sonhos para aqueles que não têm facilidade no acesso a esse tipo de experiência de vida”, ressalta Liliane.

Completando 17 anos de atuação no país, o projeto passará, ainda, por mais quatro cidades brasileiras no segundo semestre.

Apoio

Na capital sergipana, o apoio da Prefeitura é feito por intermédio das secretarias municipais da Juventude e do Esporte (Sejesp) e da Educação (Semed), da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), cedendo o espaço, transporte para os alunos e professores, bem como a alimentação e hidratação dos participantes, além de organização do trânsito nas imediações, e segurança. 

Confira a programação:

31/05 (terça-feira)

8h às 17h - Arena Caravana - atividades esportivas e artísticas para alunos do ensino fundamental
8h às 17h - Cursos de formação de professores - Pedagogia do Esporte Educacional Viva com Arte
9h - solenidade oficial de abertura - na Tenda das Caravanas
15h - visita à Arena da cantora Lia Sophia - Tenda da música
18h - Seminário :  Educação e neurodiversidade:  desafios para a inclusão de crianças neuroatípicas.

01/06 (quarta-feira)

8h às 17h -  Arena Caravana - atividades esportivas e artísticas para alunos do ensino fundamental
8h às 17h - Cursos de formação de professores- Pedagogia do Esporte Educacional e Viva com Arte
10h - Colóquio com a Chef Adriana Saldanha - Cozinha nas escolas - sabores regionais e processos ambientalmente saudáveis (*Participação da cantora Lia Sophia)
18h - Seminário :  Educação e neurodiversidade:  desafios para a inclusão de crianças neuroatípicas.

02/06 (quinta-feira)

8h às 17h - Arena Caravana - atividades esportivas e artísticas para alunos do ensino fundamental
8h às 17h - Cursos de formação de professores - Pedagogia do Esporte Educacional Viva com Arte
17h30 - solenidade de encerramento da etapa Aracaju das Caravanas