Equipe da Defesa Civil participa de curso de Operações e Gestão de Desastres

Defesa Civil
27/05/2022 18h01

Nesta sexta-feira, 27, equipe da Defesa Civil de Aracaju, vinculada à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) da Prefeitura de Aracaju, participou do Curso de Operações e Gestão de Desastres (Coged) realizado pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil, no auditório da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). 

Para o coordenador técnico e operacional da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, o Coged permitirá uma maior agilidade das equipes no enfrentamento de possíveis crises. “O princípio do curso está inserido nos pilares da Defesa Civil, composto por ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Então, os agentes da Defesa Civil de Aracaju, que participam desse curso, estão preparados para agir de forma coordenada e organizada em situação de eventos adversos, proporcionando uma eficiência maior na resposta”, garante. 

Durante a programação, foi enfatizada a importância do Plano Municipal de Contingência, diante de situações adversas, e metodologias para a gestão de desastres. Nélison Brandão, engenheiro que compõe a equipe da Defesa Civil, fala do retorno que a capacitação proporcionará ao trabalho no órgão municipal.
 
“Através do curso, as ações de resposta que contemplam ações de socorro, de assistência às vítimas e de restabelecimento, poderão ser realizadas de maneira mais ágil e assertiva. Sem dúvidas, esta capacitação afetará positivamente as ações desenvolvidas diariamente,  pela Defesa Civil, junto à população de Aracaju”, afirma. 

Além de práticas indispensáveis para a condução de atividades frente a situações de desastres, o curso possibilitou ainda a interação entre equipes das Defesas Civis de diversos municípios sergipanos, como Nossa Senhora do Socorro e Laranjeiras, o que também contribui com o aprimoramento dos trabalhos. 

A geóloga da Defesa Civil de Aracaju, Arielma Rodrigues, comenta sobre a dinâmica do curso. “Foram apresentados diversos tópicos de revisão técnica sobre prevenção, preparação e mitigação do desastre e ocorreu também um simulado, trazendo de forma lúdica e prática o entendimento de como atuar, de forma eficiente e eficaz, em situações de desastre”, explica.