Prefeitura e Conselho Tutelar sensibilizam comerciantes da Ceasa contra o trabalho infantil

Assistência Social e Cidadania
10/06/2022 14h58

Em alusão ao mês de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, na manhã desta sexta-feira, 10, o Conselho Tutelar do 3º Distrito, órgão vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu ação de conscientização na Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa), no bairro Getúlio Vargas.

A ação contou com a participação dos Conselhos Tutelares dos 1º, 2º, 4º e 5º distritos e reuniu estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor José Antônio da Costa Melo. Durante o ato, os conselheiros realizaram a conscientização com entrega de panfleto informativo para vendedores, consumidores e estudantes.

“Temos como principal objetivo justamente combater o trabalho infantil, porque recebemos muitas denúncias, principalmente, aqui da Ceasa. Diminuiu um pouco, justamente por estarmos aqui, quase diariamente, fazendo abordagem. Nosso público-alvo foi estudantes da Emef Costa Melo, onde recebemos turmas com a faixa etária de 9 a 14 anos, bem como vendedores e consumidores”, destaca a conselheira tutelar, Flor Jurubeba.

A diretora da Emef Professor José Antônio da Costa Melo, Adriana Sampaio, ressalta que a unidade de ensino já possui uma parceria com o Conselho Tutelar da região, levando informações para os alunos. 

“É importante que a escola tenha essa parceira com o Conselho Tutelar porque podemos promover muitas ações relacionadas à erradicação do trabalho infantil. Sabemos que muitas crianças aqui trabalham, principalmente, na Ceasa. Nessa parceria, o Conselho vai à escola, nos ajuda, e nós ajudamos o Conselho”, afirma José Antônio.

A feirante Edileuza Santos Souza destaca que, por ter vivenciado o trabalho infantil, entende os prejuízos que essa violação de direito acarreta na vida a adulta.

“Sou mãe de cinco filhos e quero que os meus filhos estudem. Não concordo com o trabalho infantil, pois eu passei por isso, não tive infância e não quero isso para os meus filhos”, relata Edileuza. 

Para a professora Simone Santana, a vivência do trabalho infantil leva a muitos traumas para a criança, e as campanhas ajudam a sensibilizar a população no combate a essa violação de direito.

“Acho muito importante, devido às situações que a gente tem vivido hoje em dia. São muitas crianças nessa situação e, como eu trabalho com crianças, essas campanhas nos ajudam na conscientização”, afirma a professora.