Gestor da Educação de Aracaju recebe secretário de Campos de Goytacazes (RJ)

Educação
06/07/2022 19h21

Na tarde desta quarta-feira, 6, o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, recebeu a visita do secretário da Educação, Ciência e Tecnologia, da cidade de Campos do Goytacazes (RJ), professor Marcelo Feres, e a Diretora Pedagógica, Tânia Alberto, em seu gabinete. O principal intuito foi mostrar as ações e projetos da rede municipal de ensino. 


Participaram do encontro, ainda, a consultora extraordinária para assuntos governamentais, Antônia de Arimatéia, e o diretor do Departamento de Educação Básica (DEB), Evilson Nunes.

 

Além de serem apresentadas as metas prioritárias da Secretaria Municipal da Educação (Semed) para os anos de 2022, 2023 e 2024, foram detalhadas as ações relacionadas ao fortalecimento da alfabetização, que vêm buscando elevar os níveis de desempenho escolar na rede. Em seguida, foi feita uma explanação sobre a gestão democrática, 


Ricardo Abreu agradeceu a presença dos gestores e ressaltou a relevância neste intercâmbio entre as administrações educacionais.

 

"Um fato que une, hoje, praticamente todas as redes do país, é termos passado por uma pandemia que, entre outros prejuízos, trouxe severas consequências para a aprendizagem das crianças. Então, recebê-los é de fundamental importância, já que apresentamos as ações da Educação de Aracaju no sentido de recomposição de aprendizagem dos nossos alunos, também, podendo dividir nossas impressões para garantir o bom desempenho dos estudantes e fazer com que possam recuperar o tempo que estiveram fora da escola", afirma Ricardo Abreu.

 

O secretário Marcelo Freres explicou que a rede de ensino de Campos do Goytacazes contempla mais de 55 mil estudantes, matriculados entre 234 unidades escolares do município. O gestor pontua que os desafios enfrentados são grandes, mas que, assim como a Semed, a secretaria gerida por ele tem buscado boas práticas no processo de recuperação do período mais crítico da pandemia.


"Fui muito bem recebido por toda equipe do professor Ricardo e pude ver aqui no município de Aracaju, uma experiência inédita, mostrando como estão no caminho certo, em direção à recuperação da aprendizagem dos estudantes. Para a realidade da nossa cidade, essa troca está sendo muito útil e vai permitir que a gente permaneça em um processo de maior proximidade e de trocas futuras. Daqui, o principal ponto a se observar é o reforço de leitura e o monitoramento com avaliações como fatores fundamentais para preparar os alunos e desenvolver autonomia entre eles", explana Marcelo Feres.