Prefeitura orienta sobre o fluxograma de diagnóstico em gestantes com sintomas de zika

Saúde
15/07/2022 15h20

Gestantes com sintomas de zika vírus têm acesso a atendimento médico em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital sergipana. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta essa assistência, que inclui, também, a realização da coleta de teste sorológico para detecção da doença causada pelo Aedes aegypti. 

No caso do zika vírus, apesar de apresentar sintomas semelhantes aos da dengue, geralmente não apresenta febre. “Mas manchas pontilhadas pelo corpo [exantema] associadas à coceira, olhos vermelhos sem secreção, dor no corpo não intensa e inchaço em extremidades. Apenas o zika vírus manifesta conjuntivite e maior possibilidade de acometimento neurológico, principalmente no feto de gestantes infectadas”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos.

A orientação é buscar por um atendimento médico nas UBSs, que deve ser feito logo no início dos sintomas, para um melhor diagnóstico e manejo adequado do quadro clínico.

“Existem exames específicos para o diagnóstico dessa arbovirose, que são os de biologia molecular (RT-PCR), pesquisa de antígeno para dengue especificamente (NS1) e as sorologias que pesquisam os anticorpos específicos para esses vírus. A diferença é que o NS1 e o RT-PCR devem ser solicitados até o quinto dia de início dos sintomas. As sorologias devem ser solicitadas após o sexto dia do início dos sintomas”, enfatiza Léa. 

Ainda segundo a coordenadora, a equipe deve notificar compulsoriamente o caso suspeito, informando em até 24h. Após a coleta feita na unidade, o material é enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). Se o resultado for negativo, é descartado o zika vírus e são investigadas outras infecções na gestante.

Confirmação do zika vírus

Sendo confirmada a doença, a equipe da unidade do pré-natal da gestante, deve vincular a maternidade de referência em alto risco para o parto, e também solicitar o apoio para acompanhamento psicossocial da gestante.