Patrulha Maria da Penha dialoga com mulheres no Cras do Jardim Esperança

Guarda Municipal
20/07/2022 21h43

Mulheres do conjunto Jardim Esperança, na zona Sul da capital, tiveram uma tarde de quarta-feira diferente proporcionada pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA) em parceria com o Cras local.

Representantes da Patrulha Maria da Penha, coordenadoria da GMA voltada à proteção da mulher vítima de violência doméstica, apresentaram a cerca de 30 mulheres da comunidade uma palestra que tratou da conscientização acerca dos direitos e dignidade da mulher com base na Lei 11.340 (Lei Maria da Penha).

O encontro, que faz parte do programa educativo da Patrulha Maria da Penha, tem levado conhecimento a centenas de mulheres desde sua implementação, há pouco mais de três anos.

A guarda municipal de 2° classe S. Dias é a principal palestrante do tema no âmbito da Guarda Municipal de Aracaju. Com vasta experiência na área, ela afirma que no Jardim Esperança ficou surpresa com os relatos apresentados.

"Trouxemos uma palestra sobre a violência doméstica e familiar e sobre o trabalho que é desenvolvido pela Patrulha Maria da Penha de Aracaju no combate à reincidência dos crimes contra a mulher. Pudemos verificar na comunidade, entre as mulheres que assistiram à palestra, um número alto de casos de violência nas suas mais variadas formas, porém, também um número grande de mulheres que se dispuseram a contar suas histórias e as histórias de mulheres conhecidas. O Cras proporcionou um ambiente muito bom para que pudéssemos nos encontrar e debater esse tema tão importante, dessa forma, as mulheres se sentiram confortáveis para desabafar, tirar dúvidas e conhecer mais acerca dos direitos que lhe são devidos", informa S. Dias.

Luana Dias é a coordenadora do Cras. Ela reforça a importância de encontros como o de hoje, principalmente em comunidades que apresentam um alto índice de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para Luana, é necessário dar à mulher um espaço para que possa encontrar respeito, segurança e um ambiente propício para buscar ajuda.

"Nossa comunidade vive em situação de vulnerabilidade como vimos hoje nas falas das mulheres. Durante a apresentação, surgiram vários depoimentos, muitos desabafos em relação ao tema da violência doméstica e contra a mulher. Esse foi um momento de acolhimento para elas porque muitas têm medo, às vezes sofrem violência, mas têm medo de denunciar, achando que não vai dar em nada. Sentem-se desprotegidas. Então, esse ambiente aqui serviu como um espaço de empoderamento, de conhecimento de que existe uma rede de apoio que elas podem contar para fazer possíveis denúncias sobre quaisquer tipos de violência, seja ela física, verbal, psicológica ou outra que porventura estejam sofrendo", enfatiza a coordenadora.

Contatos para palestras

A Patrulha Maria da Penha de Aracaju mantém uma agenda aberta para a apresentação de palestras, workshops e debates sobre temas como: Relacionamento abusivo; Violência contra a mulher; Medidas protetivas, Tipos de violências e Apresentação da Lei Maria da Penha.

Os agendamentos podem ser feitos através do WhatsApp (79) 98101-9718, pelo e-mail: patrulhamariadapenhaaju@gmail.com ou ainda pelo direct do Instagram no perfil @patrulhamariadapenhagmaju