Semed produz vídeo de orientação para professores do reforço escolar

Educação
08/08/2022 15h31

A Secretaria Municipal da Educação (Semed), através da equipe de formadores da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef), elaborou um vídeo de orientação para os professores que estão trabalhando no período de reforço escolar, do dia 1 a 12 de agosto. O material audiovisual é mais uma das diversas estratégias pedagógicas pensadas pela Educação municipal para o Programa Municipal de Fortalecimento da Alfabetização. 

O vídeo, destinado aos docentes, faz parte do acompanhamento desse processo de reforço escolar e visa conscientizar e preparar os professores para as atividades em sala de aula. 

Segundo explica a formadora do Educaju, e uma das apresentadoras do vídeo, professora Maria São Pedro, o material audiovisual os orienta a organizarem as aulas em três momentos: o inicial, com uma acolhida; em seguida, a aplicação do "Relembrando", com as intervenções pedagógicas; e ao final da aula, um relaxamento de maneira associada ao seu objetivo principal.

"O recurso é uma orientação de como trazer, ludicamente, o que está estruturado no material, recomendando os professores a complementarem o ensino com atividades interessantes para os alunos.  À medida que o conteúdo avança, nesse período complementar às aulas, a criança pode entender brincando e fazendo esse elo com o conteúdo", explana Maria São Pedro.

Acompanhamento

Nestas duas semanas, os alunos do 2° ao 6° ano do ensino fundamental da rede que ainda não desenvolveram a competência leitora estão sendo auxiliados com atendimento individualizado. As crianças foram alocadas em turmas com, no máximo, 10 alunos para a ocasião.

"Com o foco no desenvolvimento da leitura, os professores foram orientados a usarem o caderno "Relembrando" e demais materiais pedagógicos disponíveis nas escolas, trabalhando a ludicidade em sala de aula. Além do direcionamento dos docentes, o reforço conta com o apoio da equipe gestora escolar e está sendo acompanhado pela Coef, com visitas diárias", afirma a Coordenadora do Ensino Fundamental (Coef), Patrícia Tavares.