Dia do Ciclista: SMTT realiza ação educativa em ciclovia da capital

Transporte e Trânsito
19/08/2022 14h03

Nesta sexta-feira, 19, é comemorado o Dia Nacional do Ciclista e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou uma ação educativa na ciclovia da avenida Augusto Franco com a avenida Gonçalo Rollemberg Leite. De maneira lúdica, a atividade foi para conscientizar ciclistas e condutores sobre a importância de adotar condutas seguras no trânsito para evitar acidentes e salvar vidas.

O diretor de trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, reforça que a educação e o respeito de todos é fundamental para se ter um trânsito mais seguro.

"O ciclista no trânsito é mais vulnerável e os condutores de carros, motos e veículos de maior porte devem respeitar a distância de 1,5 metros dos ciclistas no momento da ultrapassagem, como determina o CTB. É importante que os ciclistas também adotem condutas seguras. Um trânsito mais seguro se faz com a colaboração de todos", ressalta Thiago.

O funcionário público Roberto Fonseca conta que usa a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho e procura sempre pedalar com segurança. "Ando sempre pela ciclovia ou pelo lado direito da via. Minha bicicleta é sinalizada, uso capacete e procuro ter sempre muita atenção. Faço a minha parte e cuido da minha segurança, mas é preciso que todos tenham respeito e cuidado também com os ciclistas", afirma. 

Legislação

O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) define que os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos não motorizados. Ainda segundo o CTB, os motoristas e motociclistas devem respeitar a distância lateral de 1,5m ao ultrapassar ciclistas, além de dar a preferência e facilitar a passagem em cruzamentos e conversões.

Em 2021 entrou em vigor as alterações do CTB que definiram novas regras de trânsito (Lei 14.071/20). Uma das mudanças é em relação à gravidade da infração no que diz respeito a ultrapassagem de ciclistas (Art. 220 do CTB). Desde o ano passado, deixar de reduzir a velocidade do veículo ao ultrapassar ciclistas é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47.

Cuidados

Os ciclistas, assim como todos que fazem o trânsito, precisam conhecer a legislação e respeitá-la; usar equipamentos de segurança e sinalização na bicicleta; trafegar na via sempre pela direita quando não houver ciclovia; parar no sinal vermelho; sinalizar antes de fazer uma conversão; descer da bicicleta ao atravessar na faixa de pedestres e não pedalar na calçada, por exemplo, para manter a sua segurança.

De acordo com dados parciais registrados pela SMTT, de janeiro a agosto de 2022, 37 ciclistas se envolveram em sinistros de trânsito em Aracaju. O que representa um aumento de 28,5% quando comparado ao mesmo período de 2021, quando foram registrados 28 sinistros envolvendo ciclistas. Durante todo o ano de 2021, foram registrados oito óbitos de ciclistas. Em 2022, até agosto, segundo dados parciais, foram três mortes de ciclistas no trânsito da capital.  

Ciclovia

A Prefeitura de Aracaju tem investido na ampliação da malha cicloviária da capital. Aracaju possui 75 km de ciclovia e as novas obras de infraestrutura da gestão estão sendo projetadas com ciclovias ou ciclofaixas. A SMTT também realiza constantemente o trabalho de manutenção das ciclovias da cidade. Nesta semana, por exemplo, a ciclovia da avenida Santa Gleide está recebendo melhorias