Novas produtos culturais adicionados à Ajuplay exaltam o folclore sergipano

Cultura
23/08/2022 11h45

Em comemoração ao Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto, data que evidencia as manifestações culturais populares de um local, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) disponibiliza na plataforma Ajuplay quatro obras artísticas que exaltam o folclore sergipano, todas elas desenvolvidas com o auxílio da lei federal de fomento à cultura, a Lei Aldir Blanc.

Na categoria “Música”, produzido a partir do edital Janela Para as Artes, a plataforma recebe o videoclipe “Como Se Fosse Um Cordel”, de Mildes Fernando Oliveira Santos, que traz o cantor como um boneco mamulengo, cantando sobre as belezas de Aracaju.

Na categoria “Artes Cênicas”, mais duas obras estão disponíveis: o espetáculo “O Baile De Cheiroso - Mamulengo de Cheiroso”, que encanta com seu enredo emocionante; e a releitura de lendas folclóricas “Luminado”, de Nu Tempo, mostrando o que há de inspirador na dança.

Além dessas produções, também está disponível na plataforma o documentário “Lambe sujos X Caboclinhos”, de Bipolar Filmes, licenciado pela Lei Aldir Blanc, que conta a história de uma das festas mais populares do estado, uma manifestação folclórica de origem africana.

O presidente da Funcaju, Luciano Correia, comemora a exibição das produções na plataforma.

"Na semana do folclore, o AjuPlay programou quatro atrações que apresentam um acurado olhar em diferentes linguagens do folclore sergipano. Nosso estado é muito rico nas manifestações culturais e a nossa plataforma de streaming também exibe conteúdos da mais alta qualidade para celebrar esta semana", afirma.