Prefeitura mobiliza agentes para limpeza de manchas de óleo em praias da capital

Serviços Urbanos
09/09/2022 16h37

A partir da atuação coordenada de agentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a Prefeitura de Aracaju põe em execução uma força-tarefa montada em decorrência do aparecimento de pequenas manchas de óleo em praias da capital sergipana. 

Neste sentido, a mobilização, a qual também recebe apoio de trabalhadores de uma empresa terceirizada da Petrobras, tem o objetivo de minimizar os impactos ambientais e prejuízos na qualidade das praias, garantindo, assim, a segurança, tanto de banhistas quanto de espécies da fauna marinha.  

“É importante ressaltar que a Sema faz os devidos alinhamentos com os órgãos estaduais e federais, cabendo à Emsurb o monitoramento nas faixas de areia. Durante as ações, nossos agentes varrem e reúnem todo o rejeito de óleo para, então, serem recolhidos pelas equipes da Petrobras", esclarece o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, ao reforçar que é de responsabilidade da empresa petrolífera a destinação dos materiais coletados.

Em andamento desde a última terça (6), os trabalhos de varrição e recolhimento dos resíduos cobrem cerca de 25 km de faixa litorânea, partindo da praia dos Artistas, no bairro Coroa do Meio, até a região do Viral, no Mosqueiro.

De acordo com a Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, nesta sexta-feira, 9, as atividades estiveram concentradas nas proximidades do Parati Bar, seguindo em direção ao litoral sul da capital. A estimativa de conclusão é até o próximo dia 13. 

Ainda segundo a Dirop, além do uso de equipamentos de segurança para garantir a máxima proteção durante a execução das atividades, os agentes de limpeza participaram, ainda, de um treinamento realizado junto à Sema, tendo como foco o correto manuseio da substância, evitando, assim, contato direto das manchas de óleo com a pele. 

População alerta 

Ao presenciar manchas de óleo em praias da capital, a Prefeitura de Aracaju recomenda que os banhistas mantenham distância dos resíduos e entrem em contato com a Ouvidoria da Sema, por meio dos telefones (79) 3225-4173 ou 98835-6961.