Prefeitura dá continuidade às oficinas "Minha Comunidade, Meu Patrimônio"

Agência Aracaju de Notícias
14/09/2022 16h54

Com o intuito de explicar a importância da preservação do meio ambiente e do patrimônio público, a Prefeitura de Aracaju, por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS) dos Equipamentos Públicos, acompanhado e monitorado pela Coordenação da Área Social (UCP) da Secretaria Municipal da Assistência Social, deu continuidade, nesta tarde quarta-feira, 14, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama, no bairro Santa Maria, às oficinas "Minha Comunidade, Meu Patrimônio".

A atividade integra o “Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro”, amplo pacote de investimentos em infraestrutura na capital sergipana com recursos do financiamento de mais de R$ 400 milhões, conquistados pelo Município, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Este é o segundo dia consecutivo em que a equipe do PTS visita a unidade de ensino. Hoje, foram desenvolvidas dinâmicas de integração, ressaltando a importância da ajuda mútua para atingir objetivos e orientações relacionadas à importância de preservar os equipamentos públicos.

“Esse é o terceiro grupo que trabalhamos, no eixo de educação patrimonial do Projeto de Trabalho Social que desenvolvemos dentro do Programa de Requalificação Urbana. É uma atividade intergeracional, sendo que começamos com as crianças, depois adultos e, hoje, em parceria com a escola Laonte Gama, os adolescentes. O objetivo é fazer com que eles reflitam acerca da preservação e manutenção dos patrimônios públicos, tanto no 17 de Março quanto no Santo Maria. Na próxima terça-feira, vamos visitar alguns patrimônios públicos, em um passeio nos equipamentos que estão sendo erguidos e em pontos turísticos, como a praia e o mercado municipal”, explica o assistente social do PTS, Francisco Neto.

Também esteve presente a coordenadora ambiental do Programa de Requalificação Urbana, Heloísa de Souza, que desenvolveu dinâmicas para reforçar a noção de resolução de problemas de forma coletiva, e apresentou aos adolescentes os equipamentos sociais que estão sendo erguidos pela administração municipal na região, reforçado a necessidade de preservação desses espaços.

“Estamos realizando uma oficina de preservação ambiental e patrimonial, que faz parte de uma série de outras atividades que estamos desenvolvendo nos bairros 17 de Março e Santa Maria. O intuito é justamente sensibilizar a comunidade, fazer com que, através do Programa de Requalificação Urbana, que está construindo novos equipamentos sociais na região, esses adolescentes despertem a sensação de pertencimento e empoderamento”, aponta Heloísa. 

Para o coordenador pedagógico da Emef Laonte Gama, Jorge Vieira, a iniciativa é fundamental para fomentar a valorização da comunidade.

“É uma atividade de grande relevância porque eles passam a pensar melhor sobre a cidade onde moram, o patrimônio que é público e no qual convivem. Quando você conhece, valoriza, fica mais fácil de se preservar”, ressalta Jorge. 

O estudante do 9º ano Moises Batista, de 17 anos, foi um dos participantes da oficina e conta ter compreendido que a preservação do patrimônio público é benéfica para o local onde reside. “É um aprendizado novo, saber sobre patrimônio público, histórico e cultural. Acho que se a gente entende a necessidade de preservar, a comunidade fica melhor”, aponta. 

Seu colega, Eduardo Tavares, de 15 anos, pensa de forma semelhante.

“Aprendi que não devemos depredar o patrimônio público, mas cuidar para que dure mais tempo”, frisa o jovem.