Prefeitura realiza ação alusiva ao Setembro Amarelo para usuários de Caps

Saúde
15/09/2022 16h55

Seguindo com as atividades alusivas ao Setembro Amarelo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou, na manhã desta quinta-feira, 15, no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), uma ação voltada para os usuários do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Jael Patrício de Lima e David Capistrano.

O encontro, intitulado como ‘Gincana da Primavera’, teve como objetivo promover a integração e coletividade, sempre enfatizando a valorização da vida, como explica a coordenadora do Caps Jael, Laís Almeida.

“Essa gincana já acontece há alguns anos e nós enfatizamos o Setembro Amarelo e celebramos o mês da chegada da primavera. É um momento de alegria, brincadeira, descontração, união e encontros que fortalecem nossa rede de apoio. É também um momento de promover a exploração do território, ou seja, reforçar que todos eles podem e devem ocupar os espaços da cidade”, afirma Laís. 

As atividades foram ministradas por oficineiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. Os usuários participaram de dinâmicas em grupo, exercício de relaxamento, dança e diversas outras atividades lúdicas.

Para a psicóloga do Caps Jael, Karine Tavares, essas ações se tornam mais um recurso para o cuidado com a saúde mental. “Estar aqui participando ajuda a fortalecer a autoestima, distrair, movimentar o corpo, enfim, fazê-los ver a vida com mais leveza. É não focar somente nos momentos de crise. Aqui eles podem celebrar a vida de todas as maneiras possíveis”, enfatiza.

Caps         

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades que atendem usuários com casos crônicos, que necessitam de estratégias mais complexas. As seis unidades contam com equipes multiprofissionais compostas de psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, educadores físicos, entre outros profissionais.

Outras ações 

Ao longo do mês, diversas atividades serão desenvolvidas e, para isso, a SMS estabeleceu um cronograma com rodas de conversa, sarau de valorização da vida, sala de espera em serviços da Rede da Saúde de Aracaju, entre outros.