Defesa Civil de Aracaju dialoga com Nupdec do Bairro América

Defesa Civil
15/09/2022 16h52

Com o objetivo de prevenir riscos nas comunidades e fazer de Aracaju uma cidade cada vez mais resiliente, a Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), se reúne, periodicamente, com os Núcleos de Proteção e Defesa Civil da Comunidade - NUPDECs. Na noite da última quarta-feira, 14, o órgão promoveu um encontro online com os membros do Nupdec do Bairro América.

Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a reunião teve o objetivo de manter a interação com a comunidade.

"Esse é um trabalho desenvolvido continuamente, para orientar, sanar dúvidas e gerar maior proximidade com os grupos. Nessa ocasião, a Defesa Civil deu retorno à comunidade sobre demandas encaminhadas anteriormente e discutiram acerca de assuntos pertinentes às ações de Defesa Civil no Bairro América", frisa Rabelo.

Para o membro do Nupdec, Airton dos Santos, a proximidade com o órgão suscita confiança.

"Sinto que a Defesa Civil está próxima do meu bairro, pois ela se propõe a estar na comunidade ouvindo e verificando as nossas solicitações e se torna alguém em quem a gente pode confiar. É muito importante a interação do poder público com as comunidades. A Defesa Civil estando disponível com seus ouvidos abertos para ouvir aquilo que a comunidade tem a dizer, para que o poder público tome as medidas necessárias e possa sanar problemas existentes na localidade", pontua Airton.

A integrante do Nupdec do Bairro América, Maria do Carmo Alves dos Santos, considera as reuniões muito importantes.

"Tivemos a oportunidade de formar o nosso grupo aqui na comunidade. Até aqui, a comunidade está sendo bem assistida e qualquer hora que entramos em contato somos bem atendidos", avalia Maria. 

Ao todo, nove grupos foram capacitados pela Defesa Civil, desde 2017. A partir daí, os moradores das comunidades têm atuado como multiplicadores de boas práticas, reforçando as informações e medidas necessárias à redução de riscos.

Os bairros onde foram formados esses núcleos são Santa Maria, Bairro Industrial, Soledade, Porto Dantas, Jabotiana, Bairro América, Cidade Nova, Área PEC, na Zona de Expansão. Também houve a criação do Núcleo Técnico de Defesa Civil, formado junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/SE).

As reuniões de cada Nupdec acontecem, periodicamente, de acordo com a disponibilidade dos membros de cada grupo. Além disto, são utilizados recursos que ampliam a comunicação, em tempo integral, a partir de canais em aplicativos de conversa, contato direto por telefone e outros.