Prefeitura e Conselho Municipal realizam XIV Semana da Acessibilidade

Assistência Social e Cidadania
19/09/2022 11h26

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD) e a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), realizará nos dias 21, 22 e 23 de setembro a "XIV Semana da Acessibilidade".

O evento, que tem como tema "Direitos e Igualdade", em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, objetiva chamar a atenção da população sobre os direitos da pessoa com deficiência e suas lutas por mais inclusão.

A secretária da Assistência Social, Simone Santana, destaca que são momentos importantes, de troca de conhecimentos e de debater a inclusão social na capital. "São momentos que nos dão a oportunidade de partilhar experiências e debater os direitos dessa população que estão previstos na Lei Brasileira de Inclusão. Uma forma de chamarmos a atenção da sociedade para essa luta. Vale ressaltar a importância da entrega do Troféu Pipiri, que é uma forma de homenagear aqueles que tem papel efetivo na luta pela defesa dos direitos da pessoa com deficiência", destaca.

Para a presidente interina do CMDPcD, Natália Vasconcellos, o evento busca dar mais atenção às pessoas que lutam diariamente pela conquista dos direitos que lhes são assegurados em lei.

"Em 21 de setembro comemoramos o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, dia esse que aproveitamos para dar atenção especial às pessoas que tanto lutam, durante seu dia a dia, para superar as diversas barreiras que lhes são impostas e conseguirem ter uma vida digna, com seus direitos respeitados e resguardados. Nada melhor do que ter um dia especialmente voltado para essas pessoas", destaca Natália.

De acordo com a  presidente do conselho, a XIV Semana da Acessibilidade conta com uma vasta programação. "Iremos premiar com o Troféu Pipiri algumas pessoas que se dedicam a fazer o seu melhor para que as pessoas com deficiência tenham uma vida mais digna. Além disso, teremos também um dia inteiro de palestras voltadas para inclusão e, para finalizar, faremos uma panfletagem para divulgar o CMDPcD, além de algumas apresentações culturais de pessoas com deficiência. Será um evento bastante enriquecedor e, tenho certeza, que será um sucesso", considera. 

Programação

A programação contará com três momentos.  A solenidade de homenagens e entrega da 14ª edição do Troféu Pipiri, será realizada na quarta-feira, dia 21, a partir das 15h, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAA/SE).

Na quinta-feira, 22, a programação inicia às 9h no auditório da CAA/SE e segue até às 17h com ciclo de palestras e debates. Entre os temas que serão abordados estão: Inclusão pelo trabalho, Inclusão pelo esporte, Inclusão pelo turismo e lazer, e Inclusão pelas tecnologias assistivas.

Um ato será realizado na Praça dos Mercados Centrais de Aracaju, na sexta-feira, 23, com panfletagem, apresentações culturais promovidas pelo Centro de Integração Raio de Sol (Ciras) e por alunos do Conservatório de Música do Estado de Sergipe, além de apresentação musical com Victor Sertanejo.

Troféu Pipiri

A entrega do Troféu Pipiri, este ano, chega à 14ª edição com o tema “Gente que faz a Diferença”. A premiação leva o nome de Pipiri em homenagem a um artista popular, poeta, nascido em Penedo (AL), na década de 1930, e que veio muito cedo para Sergipe, o Humberto Santos. Pipiri, como era conhecido, possuía deficiência intelectual e, ainda jovem, foi aposentado sob a justificativa de ser "débil mental". Devido a todo processo de discriminação e preconceito que sofreu, acabou entrando no alcoolismo.

Humberto Santos ficou conhecido como "Boca do Inferno Sergipano", numa alusão ao também poeta Gregório de Matos, pois usava a sátira em suas poesias para criticar a sociedade e a política sergipana.

Considerado o "Maluco de Deus", por crianças e adolescentes, Pipiri se dedicou, também, à realização de shows em praças, teatros e educandários, com apresentações de imitações e anedotas.