Prefeitura oferta oficina de "Turismo de Base Comunitária" para os profissionais da área

Formação para o Trabalho
22/09/2022 16h15

Com a intenção de fomentar o turismo na capital, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju (Semict) realiza a oficina de Turismo de Base Comunitária (8h), no auditório da Elese, para os profissionais que atuam com o turismo. 

A capacitação propõe conhecimentos sobre o turismo, que é realizado pela comunidade, dessa maneira, os moradores locais organizam e prestam serviços para os visitantes. O objetivo é mostrar a realidade do lugar a partir de uma perspectiva que vai além de pontos turísticos. A capacitação apresentou para os alunos desde os princípios básicos do turismo até como explorar esse formato. 

De acordo com a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, esse tipo de turismo se torna interessante porque faz com que o visitante conheça mais afundo da cidade.

“Foi muito importante trazer essa oficina porque os profissionais da área irão proporcionar aos turistas um novo olhar para os locais. Além disso, essa capacitação é uma oportunidade para quem atua na área ter a possibilidade de pensar em outras formas de apresentar a cidade”, declara a presidente. 

Segundo a instrutora Viviane Castro, essa oficina potencializa o turismo em Aracaju e qualifica os profissionais que atuam nesse ramo.

“É muito importante qualificar essas pessoas para que elas tenham um entendimento sobre como funciona o turismo de base comunitária, pois é um turismo que a comunidade tem propriedade dos negócios e da gestão”, afirma Viviane. 

A intenção do turismo de base comunitária é buscar a valorização dos locais e da cultura existente em determinada região. É um resgate e troca de experiências com os visitantes e as pessoas que residem no local. Essa forma de turismo, é aplicada em determinados lugares como aldeias, parques nacionais, centros urbanos, etc. 

Para a estudante de turismo, Keline Lima, de 22 anos, essa iniciativa é relativamente recente, a capacitação vem para qualificar os profissionais.

“É uma alternativa de turismo a ser explorado no estado, acredito que muitos profissionais ainda não tenham o conhecimento sobre esse assunto. A oficina contempla bastante todos aspectos desse turismo comunitário e qualifica a gente que atua nessa área”, explica a aluna.

O turismo de base comunitária é um trabalho realizado diretamente da comunidade. Ela se torna atuante e recebe os visitantes. Também é algo que pode ser passado de geração para geração e auxilia na economia da região. 

A aluna da oficina e jornalista de Turismo, Patrícia Dantas, de 42 anos, relata que essa capacitação proporciona novos conhecimentos que ela aplicará no seu trabalho. “Estou aprendendo a como falar de forma técnica sobre esse tipo de turismo e também como fomentar o turismo de base comunitária no estado”, conta.