Espaços públicos de Aracaju são renovados a partir de ações de paisagismo

Serviços Urbanos
22/09/2022 17h14

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju realiza, rotineiramente, ações nas áreas verdes da cidade que promovem bem-estar à população. Uma delas é o paisagismo, que integra o elenco de atividades executadas pela Diretoria de Operações (Dirop).

As intervenções realizadas nos espaços públicos como canteiros e praças, ganham forma e cores pelas mãos de três equipes compostas por jardineiros empenhados na confecção dos arranjos, manutenção e limpeza das áreas, a exemplo da praça Horácio Martins, no conjunto Paulo Barreto, no bairroPereira Lobo. 

Conforme explicou o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Aurélio Souza, durante a preparação do local, os agentes se dedicaram ao nivelamento do solo, capinagem, e redesenharam os canteiros com o plantio de grama esmeralda.
 
“Repaginamos o ambiente com a inserção de plantas ornamentais floríferas como a mini ixora, ibiscos branco, vermelho e rosa, além de algumas arbóreas. Com a chegada da Primavera, quando a temperatura fica mais amena, elas irão florir trazendo a sensação de bem-estar para os frequentadores da praça”, enfatiza. 

Ele explicou, também, que o trabalho das equipes contempla, ainda, a manutenção posterior com a adubação, controle de pragas, roçagem, poda em plantas com até dois metros, e limpeza dos canteiros por conta da vegetação invasora.

“Além de preservar, nosso trabalho é de, muitas vezes, reconstruir todo o projeto paisagístico dos espaços”, acrescenta o gerente ao destacar que as mudas utilizadas são adquiridas no Horto Municipal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), e também por meio do contrato com a empresa BTS.

Há 30 anos envolvido nos cuidados com as plantas, o coordenador das equipes de plantio, Valdir Santos, contou sobre a satisfação após o término de cada trabalho, o qual contribui para deixar a cidade mais bonita.

“Cuidamos de cada cantinho dessa cidade com muito zelo e dedicação, por isso fico muito feliz quando passo pelas avenidas e vejo nossa Aracaju mais bela”, afirma Valdir. 

Reconhecimento

A presidente da Associação dos Moradores do conjunto Paulo Barreto (Amcopabe), Edenilza Amaral, reconheceu o trabalho da administração municipal. “Esse paisagismo vai deixar a praça mais alegre, principalmente quando as mudas começarem a florescer. Por isso, é muito válida esse tipo de ação. Conversarei com os moradores para que eles colaborem com a Prefeitura e ajudem a cuidar desse espaço que é usufruído por todos”, frisa Edenilza. 

“Serviços como esse trazem muitos benefícios para a população, pois o verde deixa tudo mais bonito e agradável. No entanto, é necessário que os moradores façam a sua parte e ajudem a Prefeitura a manter esse serviço”, comenta o morador do conjunto Paulo Barreto, Carlos José da Silva.