No Bairro Industrial, Defesa Civil realiza encontro com membros do Nupdec

Defesa Civil
28/09/2022 17h34

Nesta quarta-feira, 28, os membros do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) do Bairro Industrial se reuniram no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Pedro Averan, para mais um encontro com os agentes de Defesa Civil, com o objetivo de dialogar sobre demandas pertinente ao bairro.

A assistente social da Defesa Civil, Sheyla Rolemberg, frisa que o objetivo da reunião de hoje foi justamente dar continuidade às atividades junto ao Nupdec. 

"Os Nupdecs são nossos olhos dentro das comunidades. Mantemos esse diálogo constante para fortalecer esse vínculo tão importante, que beneficia a sociedade ", salienta Sheyla.

Entre os participantes esteve o ex-bombeiro militar Isidório de Jesus, que segue com olhar atento para a comunidade e acredita no diálogo travado com o órgão. 

"Para mim é ótimo porque se gostamos do que é bom para a gente, também podemos fazer pelos outros. A participação do Nupdec na comunidade tem sido ótima. Quase não se vê acidente aqui. Eu acho que tem sido ótimo, principalmente, pra gente que vê alguma coisa difícil e tem o Nupdec para atuar na hora certa", considera Isidório. 

A vice-coordenadora do núcleo no Bairro Industrial, Ana Maria Silva, é aposentada, mas faz questão de contribuir com a sua comunidade. "Se aparecer serviço eu faço, pois gosto de trabalhar. Trabalho como servente de pedreiro e qualquer serviço que vier eu faço sem medo de errar", declara.

Proativa, Ana busca contribuir para a identificação de situações possam ensejar em uma avaliação da Defesa Civil, no sentido de promover ações que previnam riscos na sua localidade. "No dia a dia a gente procura alguma situação que nos alerte. Nessa última chuva, por exemplo, não teve muita coisa não. Foi pouca coisa", considera. 

Os Núcleos

Os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) são formados por moradores das comunidades nas quais foram identificadas áreas de risco, na capital. Essas localidades integram o mapeamento e monitoramento desenvolvido pela Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).

Após capacitação, os membros voluntários passam a atuar de maneira articulada com o órgão, no sentido de compartilhar informações que colaborem para uma rápida identificação de possíveis riscos e, desta forma, com um rápido acionamento da Defesa Civil. Com isso, proporcionam maior agilidade na resposta a eventos adversos, além de agir como multiplicadores de boas práticas, em relação às medidas preventivas.