Perimetral Oeste: Prefeitura e BID realizam visita técnica à área da 4ª etapa da obra

Agência Aracaju de Notícias
29/09/2022 16h12

Em continuidade à consultoria realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), equipes da Prefeitura de Aracaju, da empresa Diagonal e da instituição financeira realizaram uma visita técnica, na manhã desta quinta-feira, 29, à área correspondente à quarta etapa da obra de construção da avenida Perimetral Oeste, importante via que ligará a capital sergipana ao município de Nossa Senhora do Socorro e será uma solução para a mobilidade nas zonas Norte e Oeste de Aracaju. 

Estiveram presentes na visita técnica representantes da Secretaria Municipal da Assistência Social, da empresa Diagonal, responsável técnico-social pelo projeto, e a consultora social do BID, Carla Sanche. 

Na atual fase da obra, a Prefeitura trabalha na primeira etapa do projeto e segue em negociação com as famílias moradoras da segunda e terceira etapas, sendo a quarta e última etapa do projeto a mais sensível por haver empreendimentos comerciais. E, justamente por esta se tratar de uma área mais complexa, o corpo técnico tem se debruçado para discutir e elaborar estratégias a fim de garantir que os proprietários e inquilinos dos imóveis não sejam prejudicados com o avanço da obra que logo chegará à região.

A visita à área da quarta etapa faz parte de uma agenda iniciada na tarde desta quarta-feira, 28, quando houve uma reunião entre Prefeitura, Diagonal e BID. Na ocasião, foram apontados os principais pontos referentes à quarta etapa da obra da Perimetral, os quais foram vistos in loco. 

“É muito importante estarmos com essa consultoria, hoje, porque precisamos minimizar, ao máximo, as perdas para essas famílias e proprietários de comércio. É essencial ouvir a opinião de técnicos que têm expertise para que, juntos, possamos planejar ações. Nosso intuito é que a obra da Perimetral seja benéfica para a coletividade, este é o objetivo dela. Já estamos no processo de negociação, analisando cada família individualmente, entendendo cada demanda e necessidade específica para que elas não saiam prejudicadas”, destaca a coordenadora de Políticas de Transferência de Renda da Secretaria Municipal da Assistência Social, Yolanda de Oliveira. 

Antes que a obra inicie em cada uma das etapas, o principal foco são as pessoas residentes nas regiões. Para tanto, a equipe social é a primeira a manter contato e realizar as observações necessárias para garantir que o andamento da intervenção tenha os devidos cuidados com os moradores. 

“Já realizamos um constante trabalho de visita, abordamos os comércios e, agora, trouxemos a consultora do BID para conhecer o local, já que estamos discutindo novas saídas para compensação desses comércios. É muito importante que o BID conheça a área, veja de perto os comércios, para que as discussões fique mais próxima da realidade. Então, vamos trazer o olhar da Carla, que possui  larga experiência, para agregar no trabalho que a gente já vem desenvolvendo”, aponta a psicóloga da empresa Diagonal, Joane Félix. 

Após a visita, as equipes voltaram a se reunir, na tarde de hoje, num trabalho interno para desenvolvimento de avaliação referente à visita.