Mais de 9 mil metros de cabos de semáforos de Aracaju foram furtados neste ano

Transporte e Trânsito
05/10/2022 12h01

O furto de cabos de semáforos prejudica a mobilidade, a segurança no trânsito e os cofres públicos. Somente neste ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, registrou o furto de mais de 9.500 metros de cabos dos semáforos. Esse dado representa um aumento significativo de ocorrências, levando em consideração que, em 2021, no total, foram furtados cinco mil metros de cabos. 

Nesta quarta-feira, 5, aconteceu mais um furto no cruzamento semafórico da avenida Augusto Franco com a rua Francisco de Assis Delmondes, que já havia sido alvo de furto no último sábado, 1. 

“Os semáforos são fundamentais para o trânsito e, quando há furto, e o equipamento para de funcionar, traz prejuízos para todos não só para os condutores, mas também ciclistas e, principalmente, pedestres. Os semáforos continuam, infelizmente, sendo alvo desta prática ilegal e pedimos a colaboração da população, denunciando ações suspeitas nos equipamentos”, enfatiza o superintendente da SMTT, Renato Telles. 

As denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal de Aracaju (GMA) pelo 153, ou à Polícia Militar (PM/SE), através do 190. 

“Além de manter contato constante com as forças de segurança para coibir o furto de cabos, temos adotado algumas medidas para dificultar as ações nos semáforos. Uma delas, é o reforço na concrentagem nas caixas dos equipamentos. Temos feito o possível para minimizar esta prática e contamos também com a ajuda da população, fazendo as denúncias de casos suspeitos”, declara Renato.

Quando os cabos são furtados, aumentam os riscos de acidentes no trânsito, uma vez que os equipamentos ficam inoperantes. Além dos danos ao patrimônio público, essa prática ilegal gera prejuízo à mobilidade urbana. Prova disto, é o cruzamento semafórico da avenida Tancredo Neves, em frente a rodoviária nova, que está sem funcionar devido a mais um furto. Em três meses, o equipamento foi alvo de furto mais de seis vezes e, na última ocorrência, mais de 500 metros de cabos foram levados. A SMTT está fazendo um trabalho maior no local para a reposição do material, como explica o diretor de Planejamento e Sistema da SMTT, Diego Carvalho.

“Para dificultar essas ações ilegais nos semáforos, temos adotado algumas medidas e, na Tancredo Neves, por exemplo, estamos fazendo uma obra bem maior no local e refazendo, de uma maneira diferente, todo o cabeamento do cruzamento semafórico, o que demanda um pouco mais de tempo. O furto de cabos é um grande problema e temos atuado estrategicamente para minimizar os transtornos causados por essa prática ilegal”, afirma Diego.