Prefeitura de Aracaju realiza limpeza de canais com auxílio de tela de contenção

Serviços Urbanos
05/10/2022 16h43

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju realiza, de forma programada, a limpeza dos canais que cortam a capital. Em alguns deles, o serviço conta com o auxílio de uma tela de contenção. A partir do uso do dispositivo, que serve como barreira para reter o lixo que é jogado indevidamente, o trabalho manual é otimizado, permitindo que sejam removidos materiais menos densos que ficam na superfície, a exemplo de garrafas pet, bolsas plásticas, folhagens, entre outros.

Desta forma, conforme cronograma estabelecido pela Diretoria de Operações (Dirop), nesta quarta-feira, 5, agentes foram direcionados aos canais situados no conjunto Médici, no Luzia, avenida Salatiel Santana, no bairro Olaria, e no JK, no bairro Jabotiana.

O coordenador de Limpeza Pública, Everaldo Ferreira, ressalta que o procedimento adotado pela gestão, desde 2018, é normalmente utilizado em trechos de canais com histórico de acúmulo maior de resíduos. “No Médici, por exemplo, através desse serviço mais minucioso estamos conseguindo minimizar o entupimento da galeria que passa por baixo da avenida Augusto Franco, pois contemos o lixo alguns metros antes do trecho que dá acesso a ela”, informa. 

Com relação à periodicidade da ação, ele acrescenta que é efetuada semanalmente ou mesmo antes, a depender da necessidade. 

“No período de chuvas mais frequentes intensificamos o monitoramento e a limpeza das telas, pois o volume de águas faz com que o depósito de sedimentos aumente”, destaca o coordenador.

Além dos canais visitados hoje, a metodologia é utilizada em outras localidades como nas avenidas Anísio Azevedo e Airton Teles, Travessa Iracema, no Japãozinho, Tramandaí, no Jardins, canal do Tamandaré, e no Bairro Industrial. 

Reconhecimento

As intervenções constantes foram motivo de elogio por parte de Maria Aparecida de Jesus. 

“Acompanho com frequência a limpeza feita pelos agentes da Emsurb neste canal e só posso elogiar, pois isso diminui o mau cheiro e também a proliferação dos mosquitos”, destaca ela que trabalha há cerca de oito anos no conjunto Médici. 

Outro que enalteceu as ações da administração municipal foi o funcionário público, Ricardo Xavier Meneses, que reside nas proximidades da avenida Salatiel.

“Esse serviço de limpeza é muito importante pra nós, moradores. Desde que a Prefeitura passou a fazer com mais frequência, não tivemos mais problemas com alagamentos. Agora, é preciso que a população também faça a sua parte não jogando lixo e outros objetos dentro do canal”, relata o morador do bairro Olaria. 

Outros canais

Além da limpeza nas telas de contenção, as atividades estiveram concentradas em outros pontos da cidade nesta quarta. De forma manual, as equipes atuaram nos canais do residencial Brisa Mar, na Aruana e no loteamento São Sebastião, no Bairro Industrial.  Também foi dada sequência aos trabalhos pelo método de barragem em canais do Getúlio Vargas e Aeroporto. Já na região da Praia Formosa e no conjunto JK, a desobstrução ocorreu com o uso de maquinário.