Prefeitura promove projeto Jornadas de WhatsApp do Pé de Infância

Agência Aracaju de Notícias
14/10/2022 14h02

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), dará início, na próxima segunda-feira, 17, ao projeto “Jornadas de WhatsApp do Pé de Infância”, com famílias de alunos matriculados em cinco escolas municipais de educação infantil (Emeis). O objetivo é promover interações positivas entre cuidadores e crianças, reforçando hábitos como brincar, contar histórias e cantar. 

A proposta da jornada é passar aos cuidadores, via grupos de WhatsApp das próprias unidades, sugestões de atividades em família, a partir de um guia de orientação, com 21 missões, que deverão ser feitas em 21 dias consecutivos, tempo que os especialistas apontam ser o necessário para mudanças de hábitos duradouras. 

“É um projeto ligado à Rede Urban 95, que implica numa mudança de comportamento em busca de estabelecer uma relação saudável entre os cuidadores e as crianças. A ideia é promover na rotina das famílias três coisas básicas: brincar, cantar e contar histórias. É um trabalho que começa a ser desenvolvido em Aracaju a partir de cinco unidades de ensino, como piloto. Depois, vamos avaliar e expandir para o restante da rede”, explica a assessora técnica da Semed, Vilma Mendes. 

A iniciativa convida as pessoas a compartilharem suas experiências nas redes sociais, sempre valorizando o papel de quem cuida e validando sua importância, de maneira a multiplicar os novos hábitos para outras famílias. 

Neste primeiro momento, participarão do projeto famílias das Emei Fernando Guedes, Joaquim Cardoso, Joana Maria, Berenice Campos e Dom José Brandão de Castro. 
 
As atividades do Pé de Infância fazem parte do pacto feito pela Prefeitura de Aracaju junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, dentro do Urban 95. Neste projeto, a Prefeitura se compromete a articular ações em torno da primeira infância, de modo a colocá-la como foco.