A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), divulga o resultado final da seleção dos fotógrafos que participaram do edital Salão de Fotografia 2022, concurso referente à premiação de fotografia etnográfica de Aracaju.
O edital recebeu a inscrição de mais de 45 interessados, sendo premiados dez fotógrafos para a realização da série fotográfica com 40 imagens. O julgamento das inscrições ficaram a cargo de duas comissões, previstas no edital: a Comissão de Habilitação Documental, que coordenou e conferiu a regularidade das propostas recebidas; e a Comissão de Seleção, responsável pela avaliação e julgamentos dos documentos enviados.
Entre os critérios utilizados para o julgamento das propostas estavam a avaliação qualitativa do portfólio/clipping, o currículo profissional, a análise da criatividade e técnicas aplicadas do fotógrafo em trabalhos anteriores, e a originalidade e conexão com a narrativa etnográfica, por meio de imagens. O link para o acesso final do resultado pode ser acessado clicando aqui.
"Fizemos uma excelente seleção dos profissionais que vão aplicar seu olhar sobre nossa cidade, sob uma perspectiva etnográfica. Seguramente, será uma das maiores exposições fotográficas nessa área, em Sergipe, para reabrir com muita força a Galeria de Arte Álvaro Santos”, destaca o presidente da Funcaju, Luciano Correia.
Com a publicação do resultado final da seleção, a próxima fase é a produção da série fotográfica pelos selecionados, no período entre 18 de outubro a 11 de novembro. São 40 fotos, divididas em duas categorias: paisagens culturais, com ambiente construído e o povo aracajuano, por bairros locais, apontados no edital.
O fotógrafo selecionado, além das 40 imagens, deverá entregar duas fotografias impressas, em papel fine art ou couchê 300g, fosco, no tamanho A1, com moldura branca e vidro antirreflexo. O valor da premiação abrange tanto as duas fotografias impressas quanto as 40 fotografias digitais, que deverão ser entregues até o de 24 de novembro.