Emsurb alinha ações para o Dia de Finados

Serviços Urbanos
19/10/2022 09h09
Início > Notícias > Emsurb alinha ações para o Dia de Finados

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), responsável pelos cemitérios públicos da capital, já está alinhando as ações necessárias para garantir a limpeza e conservação dos espaços que receberão milhares de pessoas no Dia de Finados, 2 de novembro.

Neste sentido, no final da tarde desta terça-feira, 18, representantes das diretorias de Operações (Dirop) e de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) estiveram reunidos para definir a atuação das equipes que desempenharão frentes variadas que contemplam serviços de poda, paisagismo, capinagem, recolhimento de resíduos e fiscalização dos espaços públicos.

De acordo com o gestor da Dirop, Vinícius Almeida, os trabalhos de manutenção iniciam no próximo dia 20 com um mutirão nas áreas interna e externa do cemitério São João Batista, no bairro Ponto Novo, um dos maiores da cidade em número de sepultamentos, e, na sequência, o Helena Bandeira, na Atalaia, e o do ABC, no bairro Jardins, que apesar de inativo recebe visitação. 

“Paralelo a isso, daremos um suporte na limpeza dos cemitérios situados em bairros da Zona de Expansão e no entorno dos cemitérios privados, o Santa Isabel, da Cruz Vermelha e Colina da Saudade. Os trabalhos prosseguem até a véspera do feriado com o repasse na limpeza. Já no dia 2, disponibilizaremos duas equipes volantes e uma fixa e distribuiremos 24 contentores no SJB e Helena Bandeira, de modo a otimizar a coleta do lixo”, informa Vinícius. 

Além da higienização dos espaços de visitação, a empresa municipal instalará toldos e cadeiras para proporcionar mais conforto à população que participará das missas, conforme programação a ser divulgada posteriormente pela Arquidiocese. 

“No São João Batista serão instalados seis toldos, doze banheiros químicos e 200 cadeiras. Já no Helena Bandeira a população contará com dois toldos, quatro banheiros e 100 cadeiras”, detalha o diretor de Espaços Públicos, Bira Rabelo.

Devido ao grande número de pessoas circulando nestes locais, a empresa municipal reforçará, ainda, a fiscalização no intuito manter organizado o espaço público para que não haja obstrução na passagem dos visitantes. “Ao longo do dia, teremos a presença de dez fiscais atuando em dois turnos no SJB e dois na organização do Helena”, acrescenta o diretor.