Prefeitura realiza programação especial pelo Dia do Servidor

Agência Aracaju de Notícias
26/10/2022 12h40

O Dia do Servidor, comemorado na sexta-feira, 28, é um momento de comemoração, mas também de reconhecimento e valorização daqueles que estão por trás do funcionalismo público. Esse é um compromisso que a Prefeitura de Aracaju assumiu desde 2017, início da atual gestão, e que vem sendo desempenhado com a garantia de direitos dos servidores públicos municipais. Para celebrar, a administração municipal iniciou, nesta quarta-feira, 26, uma série de atividades no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, onde está presenteando e homenageando todos os trabalhadores. 

Atualmente, o Município conta com um quadro de funcionários com 16.313 servidores, entre ativos, inativos e pensionistas. O prefeito Edvaldo Nogueira, que comemorou junto aos servidores nesta quarta-feira, reforça o compromisso da gestão no reconhecimento, além de reiterar o quanto a Prefeitura tem se esforçado para garantir os direitos de todos. 

“Temos um programa muito grande de valorização do servidor público. Primeiro, temos a concepção de que o mais importante são os servidores públicos porque são eles que, diuturnamente, tocam o trabalho da Prefeitura. Os nossos projetos, as nossas ideias, os nossos compromissos, só são possíveis de serem colocados para a sociedade com o fruto do trabalho dos servidores. Por isso, trabalhamos pela garantia dos direitos dos servidores. Colocamos o salário em dia porque quando eu cheguei na Prefeitura, em 2017, estava tudo atrasado, e, hoje, pagamos em dia e até antecipamos. Também temos uma política de capacitação, que é outro trabalho que estamos fazendo na gestão, para capacitar o servidor a fim de que ele possa desempenhar sua atividade da maneira mais competente, célere e compromissada com os interesses da sociedade”, frisa o prefeito Edvaldo. 

De 2017 até o presente momento, a Prefeitura já concedeu 4.383 adicionais por titulação e 8.944 avanços de letra. Também foi concedido a 1.106 servidores o adicional de insalubridade. Além disso, mais de 1.290 servidores já tiveram o abono permanência concedido. A Prefeitura ainda reparou uma situação antiga de indenização de licenças-prêmio e férias que não foram pagas em gestões anteriores. Foram reconhecidos e pagos, até o momento, de maneira administrativa e sem necessitar qualquer ação judicial, R$ 50.548.854,32. 

De acordo com o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio Oliveira, o reconhecimento dos direitos é mais um reflexo de uma gestão que se preocupa com a cidade mas, acima de tudo, valoriza, diariamente, seus servidores.

“O programa de reconhecimento de direitos da Prefeitura de Aracaju é um dos maiores a nível nacional. No mínimo, cada servidor teve um direito reconhecido. Quando o prefeito assumiu a gestão, havia 13 mil processos e, hoje, não temos nenhum processo represado. O prefeito também teve a sensibilidade e determinação de melhorar o ambiente de trabalho, investindo milhões de recursos em cada unidade, além de ter a visão de incluir no planejamento estratégico ações que melhoram a qualidade de vida dos servidores. Cito, por exemplo, o exame admissional, que só esse ano foram 4.835 servidores que realizaram, pessoas com 50 anos que nunca tinham feito um eletrocardiograma, o que demonstra a preocupação da prefeitura com a saúde dos servidores”, destaca o secretário. 
 
Há 43 anos, o senhor José Carlos dos Santos serve à população, trabalhando ativamente no Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju, e afirma que sente alegria em ser servidor, sobretudo na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. 

“É muito gratificante por tudo o que o prefeito tem feito por nós. Estamos numa situação favorável de ser servidor. Recebemos em dia, temos um tratamento vip. Eu circulo por toda essa Prefeitura e me sinto muito feliz de fazer parte. Quando chega um dia de sábado eu já fico preocupado para que chegue logo a segunda-feira”, avalia o servidor. 

Para a servidora Maria Janice, que atua no setor de protocolo da Seplog, a gestão atual é uma das melhores em que ela já teve a oportunidade de trabalhar. “São 33 anos como servidora, e a gestão do prefeito Edvaldo tem sido uma das que mais nos valoriza. Ter os nossos direitos garantidos é o que nos faz vir trabalhar bem e feliz”, afirma. 

Programação 

Nesta quarta-feira, 26, o prefeito recebeu os servidores para um café da manhã e os presenteou com um brinde de copo personalizado pelo Dia do Servidor. Nesta quinta-feira, 27, haverá ginástica laboral nas secretarias, em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e realização de testes rápidos, em parceria com o Centro Médico do Trabalhador e com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Além disso, haverá sorteio de vale-compras através da PMA Rádio Corredor. Na sexta-feira, 28, será ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor.