Estação Cidadania estimula idosos a terem rotina mais saudável por meio da atividade física

Juventude e Esporte
31/10/2022 17h16

A Estação Cidadania, espaço administrado pela Prefeiura de Aracaju, localizado no bairro Bugio, zona Norte da capital, tornou-se espaço para a qualidade de vida através da atividade física. O local, que atende a um grupo diverso de pessoas, oferta diversas modalidades de práticas esportivas e tem estimulado, principalmente, idosos, que têm encontrado um estímulo a mais para manter uma rotina saudável. 

Atualmente, o local atende a 170 idosos, entre homens e mulheres, que praticam atividade funcional, ginástica aeróbica e dança, três das mais de dez modalidades que a Estação Cidadania oferece não só ao público do bairro Bugio, mas de outros bairros da capital. Todos eles passam por triagem e precisam de liberação médica para poder desenvolver as atividades. 

Uma dessas pessoas é dona Irani Pacheco, de 72 anos, que, diariamente, veste o melhor sorriso e se desloca para o espaço. Para além do lazer e da diversão, a prática esportiva foi o caminho encontrado por ela para melhorar sua qualidade de vida e diminuir os efeitos que a idade vai provocando em sua saúde, com o passar dos anos. 

“Eu sou diabética, por isso acho muito importante as atividades físicas. Antes, eu tinha problema para dormir à noite, hoje, eu não tenho mais, durmo bem. É totalmente confortável, deixa a gente mais leve. Me sinto rejuvenescida”, destaca Irani, com alegria.

A aposentada recebe todo apoio dos quatro filhos na participação das atividades, mas ela não nega que, fora de casa, ainda precisa lidar com o preconceito de quem julgam ser impossível uma mulher idosa praticar exercícios. 

“Tem pessoas que chegam a dizer ‘parece uma doidinha’, isso eu acho um absurdo. A gente está aqui para se sentir bem, para nossa saúde. Eu acho que a alegria faz parte da saúde da gente porque, você fica em casa, sem fazer nada e vêm pensamentos ruins, mas, aqui não, você se sente bastante feliz. A alegria faz parte dos exercícios físicos, para esquecer os problemas de casa. Eu chego aqui e só penso em me distrair, em brincar com os professores e com minhas colegas”, relata a aluna. 

O secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, reforça o cuidado que a Prefeitura tem em desenvolver políticas públicas para os idosos. 

“É muito importante a atenção especial que as ações desenvolvidas na área do esporte têm com as pessoas idosas, preocupando-se tanto com a saúde física, mental e social. Por isso, temos muitos projetos voltados para pessoas com mais de 60 anos, através de atividades físicas, como as aulas que acontecem na Estação Cidadania, e também de atividades recreativas e lúdicas, a exemplo do ‘Projeto Retribuir’,  desenvolvido pela Sejesp em parceria com os Cras da capital. Por isso, é sempre importante lembrar que o esporte e o lazer são direitos de todas as pessoas”, destaca o secretário.

As aulas aproveitadas por dona Irani são ministradas pelo professor Edson Nên, que conta com o apoio de quatro estagiários. Ele ressalta a satisfação pelos resultados alcançados com as aulas e como essas atividades são importantes para a saúde de pessoas da terceira idade. 

“A gente percebe como muda a vida deles, que já disseram pra mim ‘poxa, eu chegava aqui com o joelho doendo, hoje já não sinto mais nada’. ‘Hoje, eu consigo ir à casa minha filha caminhando’. ‘Hoje, eu venho caminhando de casa para cá [Estação Cidadania] e volto’. Então, nisso a gente vê a diferença, até na fala deles, com a força de vontade que eles têm e a alegria por ter esse resultado em tão pouco tempo”, frisa Edson. 

Neste final de outubro, simbolicamente marcado como o Mês do Idoso, Dona Irani reforça que quer ver mais mulheres e homens da sua idade cuidando da saúde, aproveitando as ações que a Prefeitura de Aracaju oferece para melhorar a qualidade de vida desse público, que tanto já fez pela cidade. 

“Uma das melhores coisas que aconteceu foi a construção desse ginásio. Estou aqui desde o início da Estação Cidadania, eu fui uma das primeiras a me inscrever. Aconselho que todos na minha idade participem, procurem fazer esses exercícios para a nossa saúde, para o nosso corpo. Esqueçam que têm problemas quando saírem de casa, deixem em casa e venham”, reitera dona Irani.