Finados: Prefeitura garante comodidade aos visitantes dos cemitérios públicos

Serviços Urbanos
02/11/2022 12h12
Início > Notícias > Finados: Prefeitura garante comodidade aos visitantes dos cemitérios públicos

“Nos tranquiliza, principalmente em um dia como hoje, chegar aqui e observar que o local onde estão enterrados meus familiares encontra-se bem conservado e limpo”. As palavras que denotam o sentimento de conforto e acolhimento da aposentada Maria Guedes, é fruto do cuidado promovido pela Prefeitura de Aracaju para ofertar comodidade ao público que visita os cemitérios públicos da capital, nesta quarta-feira, 2, Dia de Finados.

Desta forma, um leque de atividades foi colocado em prática nos espaços de visitação gerenciados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), como o São João Batista, no Ponto Novo, o Helena Alves Bandeira, na Atalaia, e o do ABC, no bairro Jardins, de modo a garantir a limpeza e organização. Os trabalhos foram acompanhados pelo presidente da empresa municipal, Luiz Roberto Dantas, que ressaltou as ações da gestão, no tocante ao ordenamento destes locais. 

“A Prefeitura já realiza a manutenção periódica dos cemitérios. E este ano, com a reabertura dos espaços no período pós-pandemia, onde as pessoas estão retomando as visitações aos entes queridos, elas podem contar, inclusive, com um sistema de controle automatizado que facilita a localização dos pontos de sepultamento”, explicou o presidente. 

No momento em que boa parte da população se dedica a homenagens a amigos e familiares que já faleceram, a dona de casa Ana Angélica dos Santos comentou o bom aspecto do cemitério SJB. “Tenho observado muitas melhorias neste cemitério e a limpeza, com certeza, é uma delas”, pontuou. 

De acordo com o setor operacional, ao longo do dia, o suporte na limpeza será efetuado por duas equipes volantes e uma fixa. “Distribuímos 24 contentores no SJB e Helena Bandeira, de modo a otimizar a coleta do lixo. No dia seguinte, na quinta-feira, 3, faremos o repasse no recolhimento dos resíduos, tanto nos cemitérios públicos, como no entorno dos espaços particulares”, informou o diretor de Operações, Vinícius Almeida.

Quem foi acompanhar as missas promovidas pela Arquidiocese de Aracaju também comentou a estrutura encontrada com toldos, banheiros químicos e cadeiras. “Venho com frequência fazer minhas orações e visitar meus pais que estão enterrados aqui e sempre encontro o cemitério limpinho e com um ambiente agradável para acompanharmos as missas. O que me deixa muito satisfeito”, afirmou o senhor Jeová José dos Santos, enquanto aguardava o início da celebração em frente ao cemitério Helena Alves, na Atalaia. 

Devido ao grande número de pessoas circulando nestes locais, a empresa municipal reforçou, ainda, a fiscalização no intuito manter organizado o espaço público para que não haja obstrução na passagem dos visitantes. “Até às 17h, quando encerramos o horário de visitação, teremos a presença de dez fiscais atuando em dois turnos no SJB e dois na organização do Helena”, acrescentou o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Bira Rabelo.

Agentes da Guarda Municipal e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), também oferecem suporte aos trabalhos, promovendo segurança e mobilidade.