Pré-Caju: Emsurb intensifica fiscalização de permissionários e equipamentos turísticos

Serviços Urbanos
05/11/2022 21h14

Para garantir a devida organização dos estabelecimentos comerciais e equipamentos turísticos, sediados no calçadão da Orla da praia de Atalaia, a Prefeitura de Aracaju atua para intensificar o trabalho de fiscalização durante os dias de realização do Pré-Caju 2022.

Cerca de 40 servidores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estão mobilizados, desde as primeiras horas da tarde de sexta, 4, primeiro dia de festa, com o intuito de monitorar monumentos e os 151 permissionários alocados na extensão da Orla.

"Com relação às atividades comerciais, licenciadas pela empresa municipal, o objetivo é, principalmente, supervisionar se as estruturas montadas estão dentro do limite estabelecido e sem avançar o passeio", explicou o presidente Luiz Roberto Dantas.

Luiz Roberto ressaltou que o Decreto Municipal nº 6.867/2022 proíbe a perfuração do piso da calçada, assim como a montagem de pórticos, arquibancadas, camarotes, palcos, bares, tendas para comércio de alimentos e bebidas ou para qualquer outra finalidade.

"Assim que fomos comunicados sobre às normas do decreto, procuramos realizar os cercamentos de equipamentos dentro dos padrões exigidos, de forma a evitar transtornos", disse Cláudio da Silva, gerente de um quiosque de venda de coco.

Maria José, supervisora de uma sorveteria, afirmou ter seguido as orientações e elogiou a forma como a Emsurb está conduzindo a organização dos permissionários. “Essas regras são importantes e necessárias, além disso, é uma forma de não atrapalhar a circulação de pessoas que transitam no calçadão”.

Equipamentos turísticos

A ação de fiscalização dos agentes da empresa municipal engloba, também, os principais pontos de visitação da Orla da Atalaia. De acordo com a Diretoria de Orlas e Parques, até o início da tarde deste sábado, 5, não havia sido constatado qualquer dano ao patrimônio público.

"A atenção da Prefeitura volta-se, ainda, a preservação de todos os bens públicos instalados ao longo da orla, por isso, mesmo protegidos e isolados com barricadas de contenção, além de placas de fechamento, a equipe da Emsurb tem feito, com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), o monitoramento e o asseguramento destes locais", afirmou José Olino.