Pré-Caju 2022: Prefeitura promove descarte e destinação adequados de materiais recicláveis

Serviços Urbanos
06/11/2022 18h34

Responsabilidade ambiental e comprometimento com a destinação correta dos resíduos nortearam a atuação da Prefeitura de Aracaju durante os 4, 5 e 6, durante a prévia carnavalesca tomou realizada na Orla da Atalaia.
 
Instalados estrategicamente por todo o circuito, cinco Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) foram disponibilizados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) aos foliões. Os equipamentos são destinados ao recebimento de materiais reutilizáveis, a exemplo de latinhas, embalagens, canudos, copos e garrafas plásticas.

Conforme destacado pelo presidente da empresa municipal, Luiz Roberto Dantas, a segregação dos resíduos recicláveis é parte integrante do planejamento diário do órgão, principalmente com o apoio garantido às cooperativas de reciclagem nos últimos anos, fato este que prosseguiu durante a realização do Pré-Caju 2022. 

“Com este grande evento acontecendo na cidade, esta colaboração, claro, não poderia ser diferente. Por esta razão, o município buscou promover o descarte seletivo entre os foliões, com o quantitativo recebido em todos estes equipamentos sendo, prontamente, encaminhado à Cooperativa de Reciclagem do Bairro de Santa Maria (Coores)”, reitera Luiz Roberto. 

Entre os que participavam da festa, o compromisso com o meio ambiente assumido pela administração municipal ganhou elogios e reconhecimento. Um deles veio de Tereza Simone Ribeiro, que curtia o Pré-Caju junto com a filha, bem ao lado de um dos PEVs instalados pela Emsurb.
 
“Perceber essa preocupação durante uma festa como esta é muito gratificante pra gente. É preciso que todos os outros enxerguem isso e façam a sua parte para ajudar na preservação da natureza”, opina a foliã, que é natural do município de Boquim (SE). 

Na extensão da avenida, por onde desfilam trios e bandas, a disposição dos equipamentos priorizou pontos que puderam ser facilmente encontrados, seja por quem já é daqui ou quem visita a capital pela primeira vez.
 
“Alocamos estes equipamentos na Praia da Cinelândia, Arcos da Orla, Mundo Maravilhoso da Criança, Oceanário e próximo ao fim do circuito. Com mais esta ação, fortalecemos a consciência entre a população quanto à destinação ambientalmente amigável desses resíduos, fortalecendo, ainda mais, a parceria com a entidade”, salienta o diretor de Operações, Bruno Moraes. 

Quem também se mostrou satisfeita com a iniciativa foi Nathalia Soares, que, junto com as amigas, aguardava ansiosa a saída do primeiro trio na avenida. “Iniciativas importantes como essa são sempre muito bem-vindas, em qualquer que seja o evento. Fico feliz em ver que isto está sendo feito aqui no Pré-Caju”, comenta a estudante.

Uma das representantes da Coores, Daniela Alves dos Santos, demonstrou contentamento com mais este apoio assegurado pela gestão. “Ficamos muito gratos por receber os materiais vindos do evento, pois a importância desses itens está, não apenas em promover um destino certo aos recicláveis, mas na ajuda que traz aos cooperados. Por isto, agradeço em nome de todos eles”, ressaltou.