Prefeitura inclui ações de paisagismo nos preparativos para o Natal Iluminado

Serviços Urbanos
15/11/2022 08h25

A Prefeitura de Aracaju deu início aos trabalhos de preparação da cidade para o Natal Iluminadodo Centro Comercial, cuja decoração será acendida no próximo sábado, dia 19, em parceria com a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio-SE). Dessa maneira, no decorrer dos últimos dias, agentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) aestão intensificando ações de limpeza e manutenção em áreas verdes das três praças que, todos os anos, recebem as peças decorativas: Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso.

Em cada local, equipes da Gerência de Áreas Verdes (Gerav) trabalham no cumprimento de demandas que vão desde a poda de árvores até a recuperação paisagística no entorno, oferecendo ainda mais beleza durante o período natalino. Assim, a mobilização conta com tarefas de capinagem, varrição, gadanhamento, bem como, a colocação de placas de grama esmeralda. 

Na Fausto Cardoso, por exemplo, as ações antecipadas dos agentes são rapidamente percebidas por quem trafega pela região. Um desses olhares partiu do aracajuano Nilton Lázaro dos Santos, visitante frequente das praças do Centro. Ele conta que cada atividade realizada pela Prefeitura faz aumentar, mais ainda, a expectativa para o acendimento das luzes. 

“Tudo isso é ótimo, pois são trabalhos importantes, que deixam o local mais lindo e a gente se sente bem. Até os bancos ficaram mais bonitos. Está tudo nota 10”, comenta Nilton, pontuando a pintura nos bancos, concluída nos últimos dias pelos profissionais da Coordenação de Engenharia e Manutenção Predial da Emsurb. 

Em outro ponto da praça, o aposentado Gustavo Santana também expressou contentamento, enquanto acompanhava cada trabalho que era realizado pelas equipes de limpeza e jardinagem. Para ele, os trabalhos, que afirma serem constantes no local, nesta época do ano ganham uma importância ainda maior. 

“Desde a semana passada que estou aqui admirando o trabalho da Prefeitura. E já está ficando tudo muito mais bonito. Quero trazer a família para curtir as luzes e os enfeites, porque tenho certeza que ficará tudo muito lindo”, disse o aposentado que é natural da Bahia, mas adotou a capital sergipana para morar há 40 anos. 

“Nesta época do ano, que é tão simbólica, a Prefeitura mantém o foco em proporcionar áreas mais agradáveis àqueles que contemplarão o projeto, nos 49 dias em que as luzes do Natal Iluminado estarão acesas. Com isso, a Emsurb irá direcionar um efetivo fixo para atuar durante este período, assegurando um local sempre pronto para receber as famílias sergipanas”, informa o presidente da empresa municipal, Luiz Roberto Dantas, acrescentando que nesta quarta-feira, 16, terão início as atividades de limpeza em vias próximas à região. 

Outras ações

Conforme esquema montado pela Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, outras áreas que também recebem as luzes especiais para o fim de ano contarão com um efetivo destinado ao reforço na limpeza e revitalização paisagística. Nos grandes corredores da capital, por exemplo, profissionais realizam a poda das árboreas, incluindo o canteiro central das avenidas Senador Júlio César Leite, Beira Mar e Ivo do Prado. Já nas próximas semanas, as ações devem ser intensificadas em espaços como o Parque Augusto Franco (Sementeira) e orlas administradas pelo município.