Prefeitura retira 892 toneladas de resíduos do canal do Jardim Bahia

Serviços Urbanos
25/11/2022 10h00

Visando otimizar as ações preventivas de desobstrução da rede de drenagem da capital, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviço Urbanos (Emsurb), deu continuidade nesta sexta-feira, 25, a diversas frentes de serviços em canais que cortam a cidade. Entre eles, o canal do Jardim Bahia, no bairro Soledade, onde, de outubro até o momento, já foram removidas de forma mecanizada 892,22 toneladas de resíduos.

De acordo com a Diretoria de Operações (Dirop), por ser extenso, as atividades de limpeza neste canal são minuciosamente planejadas, ocorrendo em etapas e por diferentes metodologias. 

“O canal do Jardim Bahia está interligado a outros canais da zona Norte, o que demonstra a complexidade da operação. Desta forma, para alcançar uma eficiência maior durante o serviço, ajustamos o nosso cronograma de limpeza de acordo com as características apresentadas em cada região”, enfatizou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

O coordenador de Transbordo, Transporte e Aterro Sanitário da Emsurb, Fellippe Brasil, explicou os detalhes das atividades. “Efetuamos os trabalhos no Jardim Bahia começando pelo trecho inicial do canal, situado na avenida Benjamim Constant, ainda no mês de maio. Na ocasião, utilizamos o método de barragem móvel. Em outubro, alcançamos o trecho revestido onde fizemos a intervenção de forma mecanizada”. 

Com relação à região onde o curso do canal se dá de maneira natural, o coordenador informou que o serviço, o qual envolve o desassoreamento, continua com o auxílio de máquinas. “Os trabalhos foram intensificados nessa área desde o início deste mês e devem seguir pelos próximos dias”, acrescentou Fellippe. 

Outros canais
Além da limpeza no Jardim Bahia, as atividades estão concentradas em outros pontos da cidade, nesta sexta-feira. De forma manual, as equipes atuam na remoção da vegetação invasora na lagoa do Residencial Aquários II, no Aruana. Também foi dada sequência aos trabalhos pelo método de barragem em canais do Santa Maria e avenida Airton Teles. Já no conjunto JK, a desobstrução ocorre com o uso de maquinário.