A Cidade em Ação detalha o programa de proteção animal de Aracaju; ouça

Comunicação Social
01/12/2022 15h45

Proteger e cuidar de cães e gatos que vivem em situação de vulnerabilidade nas ruas ou que estão em abrigos de Aracaju. Esse é o objetivo do programa “Aju Animal”, lançado pela Prefeitura de Aracaju durante esta semana. A iniciativa está estruturada em quatro eixos: castração, saúde animal, abrigos temporários e apoio à adoção. A previsão da administração municipal é de um investimento anual de R$ 1,5 milhão.

Para agilizar a execução do programa, a Prefeitura de Aracaju assinou o edital para chamamento público das clínicas veterinárias e o termo de convênio com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Cerca de mil procedimento serão realizados no Hospital Veterinário da UFS. Além disso, será feita uma pesquisa epidemiológica sobre os animais comunitários de Aracaju. Durante o lançamento, também foi entregue o veículo que fará o transporte dos animais. 

LIRAa
Durante a semana, a Prefeitura de Aracaju divulgou o quinto e último Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2022. A capital sergipana continua sem nenhum bairro em alto risco para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
 
O índice de infestação geral está em 1,3%, menor que em setembro, quando o levantamento registrou 1,5%. Comparado com o mês de julho, quando a capital chegou a 2,3%, a redução é de 43,4%. Esses números são resultado das ações realizadas pela gestão municipal, como visitas domiciliares, fumacê costal e mutirão de limpeza.

A Cidade em Ação 
Esses são os assuntos da edição desta quinta-feira, 1º, do podcast A Cidade em Ação. O programa, produzido pela Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), apresenta e discute semanalmente assuntos que interessam à população aracajuana. Todas as edições podem ser acessadas, a qualquer momento, nos perfis da Prefeitura nas plataformas digitais.
 
Ouça agora
Soundcloud: https://bit.ly/3EVJA5c 
Spotify: https://spoti.fi/3VoB2Lk 
Google Podcast: https://bit.ly/3EMWIcS