Serviços urbanos de Aracaju são referência para a capital alagoana

Serviços Urbanos
06/12/2022 16h59

O trabalho da Prefeitura de Aracaju voltado à limpeza e organização dos espaços públicos continua servindo de modelo para gestores de outros estados. Nesse contexto, o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, recebeu, nesta terça-feira, 6, a visita de um representante da Prefeitura de Maceió (AL). 

No primeiro encontro, na sede da empresa municipal, no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), o presidente fez uma explanação para o coordenador-geral de Supervisão de Fiscalização da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Chrystiano Pereira Lyra, sobre as atribuições da Emsurb, através de suas diretorias, como também as inovações implementadas nos últimos anos, de acordo com as prerrogativas do Planejamento Estratégico da gestão.

“Desde 2017, a Prefeitura de Aracaju vem implementado por toda a cidade uma série de melhorias, principalmente no que se refere à limpeza das vias públicas, orlas e parques, bem como o gerenciamento e destinação dos resíduos sólidos onde conseguimos, por meio do serviço da coleta domiciliar, atender a cerca de 98% da capital”, enfatizou Luiz Roberto.

Para ele, essa troca de experiência é salutar, sobretudo, na busca de soluções para os problemas que impactam diretamente no cotidiano da população. Nesse quesito, o gestor destacou o combate ao descarte irregular e a busca de parcerias envolvendo a participação da própria comunidade com o programa Cata Treco e a rede de ecopontos.

“Além disso, através das intervenções com paisagismo e o constante monitoramento, estamos conseguindo recuperar os mais de dois mil pontos viciados de descarte que foram mapeados no início da gestão. Somado a isso, desde o ano passado, ampliamos o monitoramento às vias fluviais com a utilização de um barco de pequeno porte”, ressaltou. 

Durante a passagem pela Diretoria de Operações (Dirop), Chrystiano dialogou com os gerentes e respectivos coordenadores das atividades a respeito das metodologias e equipamentos utilizados na desobstrução de canais e limpeza dos bairros e áreas verdes. 

As demandas da população recebidas pelos canais de comunicação disponibilizados pela Prefeitura, a exemplo do AjuInteligente e pelo setor de Ouvidoria da Emsurb, também foram apresentadas pelo diretor operacional, Bruno Moraes.

“A cidade de Aracaju tem experiências exitosas e pode ser considerada uma referência no Nordeste no tocante à limpeza pública. Por isso, essa visita técnica está sendo muito proveitosa e vai nos auxiliar a traçar novas estratégias para transformar o município de Maceió a partir de projetos que obtiveram sucesso em outras cidades, tanto na limpeza, como no gerenciamento dos cemitérios públicos”, explicou o coordenador-geral ao informar que, anteriormente, visitou as cidades de Gramado (RS) e Recife (PE).

Cemitérios públicos
Nesta quarta-feira, dia 7, último dia da programação na capital sergipana, a visita do representante da Prefeitura de Maceió ocorrerá no setor administrativo do cemitério São João Batista, onde serão verificados os serviços prestados, inclusive o sistema de gerenciamento implantado para facilitar e identificar a localização dos jazigos.