Natal Iluminado: famílias assistidas pelo Criança Feliz visitam projeto no Centro

Assistência Social e Cidadania
10/12/2022 22h49

O clima natalino já abrilhanta diversos pontos da capital sergipana, como o centro comercial, onde o Natal Iluminado, realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio), tem encantado não apenas o público em geral, mas também, em especial, as famílias assistidas pelo Programa Criança Feliz (PCF).

Na noite deste sábado, 10, encerrando a programação de atividades socioeducativas planejadas para este mês, a equipe do programa gerenciado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu a visitação de crianças e seus responsáveis à decoração natalina instalada nas praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso, as quais foram decoradas com 5,5 milhões de pontos de luz. 

De acordo com a secretária-adjunta da Assistência Social do Município e coordenadora do programa do Governo Federal em Aracaju, Selma França, cerca de 100 crianças, entre 0 e 3 anos de idade, residentes do bairro Santa Maria, são acompanhadas pelo PCF, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria. Ela explica que iniciativas como essas são mecanismos utilizados para cumprir o objetivo de promover o desenvolvimento humano por meio de apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância.
 
"Não é a primeira vez que proporcionamos esse tipo de ação. A cada ano, sempre procuramos fazer mais e melhor. Natal não é só troca de presentes, é o período que antecede o nascimento do menino Jesus, que simboliza o amor e a união da família. Alguns vieram acompanhados de seus familiares, como primos, mães e sobrinhos. Dessa forma, também conseguimos trabalhar e fortalecer o vínculo afetivo entre eles. Passeamos pelas praças, prestigiamos a parada 'Um Sonho de Natal' e tivemos acesso ao parque. Em nome do programa, agradecemos à Prefeitura, à Fecomércio e a todos àqueles que colaboraram para que isso se concretizasse", destacou.

A iniciativa foi dividida em três momentos e já contemplou visitas às decorações natalinas dos Shoppings Jardins e RioMar, situados na zonal sul da capital, por meio de uma parceira com o Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM), culminando no passeio ao Natal Iluminado, onde prestigiaram, além da decoração temática, a parada "Um Sonho de Natal", com apresentações musicais, circenses e culturais. 

De acordo com a supervisora do PCF, Nayana Souza, quatro dimensões são trabalhadas dentro do programa: motora, cognitiva, comunicação e linguagem e socioafetiva. "Estamos nos reunindo mais uma vez com as crianças e suas famílias para eternizarmos esses momentos. Este é o terceiro passeio que fazemos neste período natalino. Conseguimos desenvolver todos esses aspectos, os quais trabalhamos a integridade e a integralidade junto aos pais da criança. É uma ação externa que foge da rotina das atividades executadas dentro da unidade e nas residências dos usuários", contou. 

Com um olhar encantado de quem se permitiu ser contagiado pela magia do Natal, o pequeno Benjamim, de apenas 1 ano e 7 meses de idade, é o segundo filho da dona de casa Jessica Sevidanes, que é acompanhada pelo Programa desde a gestação do seu primeiro filho.  

"É a primeira vez que conheço o Natal Iluminado. Achei ótimo, maravilhoso, tanto para mim quanto para o meu filho. Tenho certeza que ele adorou porque chama muito a atenção, a criança fica fascinada com tantas luzes, cores, brilho, música, não tem como não sentir a emoção do Natal. O programa me ajuda de várias formas, principalmente no desenvolvimento dele", destacou.

A dona de casa Paula Regina Souza é mãe de duas crianças assistidas pelo Criança Feliz. Além dos meninos, ela estava acompanhada da sua mãe, uma irmã e um primo e todos conheceram o projeto pela primeira vez.
 
"É uma oportunidade de dar um pouco de alegria para as crianças. É a minha primeira vez e estou maravilhada com a animação e a quantidade de luzes. Todos gostaram. Aproveitei o passeio e também convidei minha família para vir. O Programa representa muito. O nome já diz tudo, a criança tem que estar feliz em todos os aspectos", concluiu.