Este ano, Prefeitura capacitou mais de 600 ambulantes em manipulação de alimentos

Formação para o Trabalho
13/12/2022 16h30

A Prefeitura de Aracaju certificou nesta terça-feira, 13, os alunos de mais uma turma da oficina "Boas Práticas e Manipulação de Alimentos" (8h), voltada à capacitação de vendedores ambulantes que comercializam alimentos e bebidas. 
 
Com mais esta turma, capacitada no Auditório da Escola do Legislativo (Elese), a partir de uma parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Prefeitura totaliza a certificação, somente este ano, de 614 ambulantes, em 10 turmas.
 
A certificação é requisito para a comercialização em espaços públicos, na capital sergipana, a exemplo do Réveillon 2023, que será realizado pela Prefeitura na Orla da Atalaia.
 
Segundo a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, essa qualificação é primordial para aprimorar os serviços que são ofertados aos cidadãos que frequentam os eventos abertos ao público na cidade.
 
“Quando desenvolvemos uma capacitação, pensamos em como isso vai beneficiar quem está se qualificando. Na oficina de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos trouxemos profissionais da área de nutrição para qualificar os ambulantes. A UFS entrou como uma grande parceira nesse projeto e estamos obtendo bons resultados”, destaca a presidente. 

A manipulação de alimentos abarca todo o processo de manuseamento, apesar de parecer simples, necessita de cuidados especiais quando se trata de alimentação e bebidas. Dessa maneira, a nutricionista Aline Xavier aborda, durante a oficina, conhecimentos para melhorar a qualidade dos produtos que são comercializados aos clientes.
 
“É muito importante que o comerciante saiba preparar o alimento e servir a bebida com higienização adequada, pois precisa vender um produto com qualidade e que não prejudique a saúde dos clientes”, afirma a instrutora da capacitação.
 
Aluna da oficina, Michele Bispo, 39, se inscreveu com o objetivo de aprender mais sobre como melhorar o seu produto. “Essa oficina tem oportunizado um conhecimento importante. Pretendo começar a vender nos eventos e agora sei como posso proporcionar o melhor para o meu cliente”, diz Michele. 

Durante a oficina, a instrutora enfatiza a importância de fazer uma comida em um ambiente limpo, a responsabilidade na saúde pública, higienização, procedimentos de segurança na hora de produzir um prato, cuidados ao embalar e entre outros aspectos necessários ao servir comida ou bebida para a população nos eventos. 

A vendedora de espetinho Gleice Rodrigues, 37, participou da oficina com a intenção de aprimorar os seus conhecimentos e cuidados ao servir o seu produto. “A capacitação foi importante. Aprendi bastante com a professora, que nos mostrou como preparar, fazer e embalar. Além de adquirir os aprendizados, terei a certificação e estarei apta para vender nos eventos da capital, principalmente durante as festas desse fim de ano”, relata. 

Segundo a diretora de Formação Profissional da Fundat, Sandra Magna, essa oficina é de suma importância para os vendedores ambulantes. “A oficina é um sucesso e buscamos qualificar cada vez mais os profissionais que trabalham nesse segmento de eventos”, disse Sandra.