Oficina de Panetones e Roscas possibilita geração de renda no fim do ano

Formação para o Trabalho
19/12/2022 12h21

Com a proximidade do fim do ano, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), realizou, nos meses de novembro e dezembro, a oficina de Panetones e Roscas (12h), destinada a capacitar os aracajuanos que estão em busca de gerar renda extra, por meio das festividades do Natal e Réveillon. No total, 108 cidadãos foram qualificados nas 5 turmas abertas.

As aulas foram desenvolvidas nas seguintes instituições e associações parceiras da Fundat: Igreja Batista Memorial, Associação de Moradores do Pró-Melhoria e Defesa do Conjunto Bugio, Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (Gacc), Centro de Integração Raio de Sol (Ciras) e no Instituto Max Luiz Rabelo, também conhecida como Associação Nosso Lar de Assistência à Infância (Anlai).

A parceria da Fundação com associações estabelece uma relação com a comunidade ainda mais orgânica e próxima. A Anlai é uma das organizações parceiras que atua com a Fundat em prol da qualificação profissional, com vistas à geração de renda. Representante do Anlai, Maria José Gomes acredita que essa parceria rende bons frutos para a população aracajuana.

“É uma parceria que vem de outros anos. Acreditamos no trabalho que realizamos em conjunto com a Prefeitura e a Fundat. Essa capacitação ofertada para a comunidade foi um sucesso e bastante produtiva. Os alunos já estão com planos e ideias para empreender”, disse Maria.

De acordo com a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, a qualificação profissional é um fator importante na preparação do cidadão ao mercado de trabalho. Ela destaca que, assim como para a oficina de panetones e roscas, há uma procura significativa por capacitações que possam gerar renda para a população.

“Sempre ouvimos a população quando esquematizamos os cursos e oficinas, sendo assim, foi pedido para esse ano qualificação que impulsionem as festas de fim de ano. A nossa equipe buscou profissionais capacitados para instruir a comunidade e esse objetivo foi realizado com sucesso”, avalia a presidente da Fundat.

Geração de renda

Ao longo da capacitação, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre fermentação, ponto da massa e preparação do produto para venda, impulsionando os participantes ao empreendedorismo e fazendo com que a economia local se desenvolva. Além disso, a turma também praticou o que aprendeu na teoria para fazer os pratos na ceia natalina e do ano novo em família.

A instrutora e gastróloga Elenilza Carvalho foi a responsável por qualificar os alunos e incentivá-los a aprimorar os conhecimentos durante a capacitação. Segundo ela, a turma teve um excelente desempenho, rendendo várias trocas de experiências.

“Os alunos estavam empolgados para aprender e colocar a mão na massa. É muito gratificante quando vejo os resultados e me sinto honrada em preparar eles para o mercado de trabalho e empreendedorismo”, afirmou a instrutora da oficina.

O aluno Renato Rodrigues, 35, já atua no segmento de padaria, mas no momento está desempregado. No entanto, ele enxergou uma oportunidade de empreender quando se inscreveu na oficina.

“Nas aulas aprendi bastante com a instrutora. Apesar de ter trabalhado nesta área, pude aprimorar meus conhecimentos. Agora, aprendi a fazer panetone e roscas natalinas, e já estou pensando em como comercializar o que eu for produzir”, relatou Renato.

A funcionária pública Edileuza Rollemberg já se capacitou diversas vezes na Fundat. A oficina de Panetones e Roscas é a 28ª qualificação profissional que ela realizou.

“Eu sempre estou aberta para aprender, vi essa oficina e me inscrevi. Mesmo já sendo aposentada, gosto de me aventurar e adquiri conhecimentos. Agora, tenho aptidão para fazer pratos natalinos para a ceia”, contou Edileuza.