Prefeitura inicia castração de cães e gatos em clínicas veterinárias

Saúde
23/12/2022 13h47

Na manhã desta sexta-feira, 23, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou a castração de cães e gatos de tutores e de ONGs em clínicas veterinárias credenciadas. A iniciativa ocorre a partir da destinação da emenda parlamentar da deputada estadual Kitty Lima.

Neste primeiro dia, os procedimentos foram realizados na clínica Petnet, localizada no bairro Aeroporto, com o atendimento de 20 gatos, sendo 10 de ONGs e outros 10 de tutores, de acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena.

“Serão realizadas cerca de 180 castrações entre cães e gatos, que possibilitarão um fluxo maior nesse atendimento. Além do controle populacional, a castração evita a transmissão de doenças e problemas reprodutivos”, conta.

O casal de tutores Izabela e Filipe Pereira levou os felinos para castrar, e ela falou da satisfação em poder ofertar isso aos seus bichos de estimação. “Cadastramos nossas gatas pelo site da Prefeitura de Aracaju, pois das dez que temos, só faltavam essas cinco. Acho muito importante que elas tenham esse cuidado com a saúde com a castração e a vacinação em dia”, disse Izabela.

Castração
O procedimento é realizado por meio de anestesia geral, por profissionais capacitados que fazem a remoção do útero, trompas e ovário das fêmeas e a retirada dos testículos dos machos. A recuperação também é rápida e dura em média uma semana. O médico veterinário Albert Joseph Marques explica que, antes da cirurgia, os animais passam por triagem.

“Nesse acolhimento inicial são coletados os dados e todo o histórico. Fazemos também a coleta de sangue e o envio para o laboratório, para que seja avaliada a situação geral do animal e depois a castração, se estiver em condição favorável”, explica.

Quem também compareceu com seus quatro felinos foi a tutora Maria das Graças da Silva, do bairro Bugio. Segundo ela, a castração é um ato que também demonstra amor. “Tenho profunda paixão por eles, que são 64 no total, a maioria já está castrada e sigo cuidando de todos com muito amor, pois eles precisam de nós para que sua saúde seja preservada”, comenta.

Cadastro
Para cadastrar seus animais de 6 meses a 8 anos de idade na fila de castração, basta que tutores e ONGs acessem o link disponível no site da Prefeitura de Aracaju e aguardem o contato do CCZ para marcação, bem como todas as orientações necessárias. Também pelo mesmo canal é possível acompanhar a situação da solicitação na lista de espera.