Mutirões de limpeza urbana reforçam ações de combate ao Aedes aegypti

Serviços Urbanos
20/01/2023 14h34

Embora mais de 80% dos focos do Aedes aegypti estejam dentro das residências, as mobilizações de limpeza, efetuadas em vias e áreas públicas da capital, têm sido uma parte indispensável no combate ao vetor de transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. Por este motivo, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), permanece com atenção máxima aos espaços de uso coletivo, agindo, principalmente, por meio de forças tarefas que contemplam múltiplas atividades executadas de maneira simultânea. 

Integrados diariamente ao calendário operacional e abrangendo regiões de Norte a Sul, estes mutirões levam até as comunidades frentes de trabalho que englobam ruas, avenidas, praças, canteiros centrais e laterais, bem como áreas em situação de abandono, as quais podem representar um grave risco à propagação de criadouros. Para tanto, o trabalho conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), conforme salienta o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, contribui positivamente, uma vez que também são levados em conta os índices que medem a incidência do mosquito.

“Para definição do planejamento, além de todo o trabalho de monitoramento desenvolvido pela Emsurb, são considerados os dados obtidos pelo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), buscando atender, por meio desses mutirões, aqueles bairros que apresentarem uma taxa mais elevada. Assim, todos os agentes são instruídos para que, durante os procedimentos de limpeza, atuem com atenção máxima em todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada, fazendo prontamente o recolhimento”, explica Bruno. 

Paralelamente ao seu cronograma regular, a Emsurb soma forças também aos mutirões semanais, coordenados pela Secretaria Municipal da Saúde. Desde que foi iniciado o Plano de Intensificação das Ações de Combate ao Aedes aegypti, em junho de 2019, equipes da empresa municipal estiveram presentes em 100% dessas intervenções, chegando a um quantitativo de 23 apenas no ano passado.
 
Durante os trabalhos, o esforço pragmático das equipes tem ajudado a retirar das áreas urbanas diversos tipos de materiais descartados de forma indevida, incluindo até mesmo itens propícios à reprodução do mosquito, a exemplo de pneus e vasilhames. 

“Além do trabalho importante que é feito nas vias e demais ambientes públicos, o apoio dado pela Emsurb acontece também no interior de algumas das residências que visitamos, a partir do instante em que há a identificação de um grande volume de entulho dentro da casa, resultando em uma ação de combate ainda mais eficaz”, ressalta o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Jeferson Santana.

Próximo Mutirão
Em sequência às mobilizações de controle à proliferação do mosquito Aedes aegypti na capital, neste sábado, 21, a Prefeitura de Aracaju realiza mais um mutirão em ruas do bairro Pereira Lobo. Tendo como ponto de partida a Unidade Básica de Saúde Amélia Leite, a mobilização contará com o apoio de cerca de 25 agentes de limpeza e atividades como varrição, recolhimento de resíduos, capinagem e roçadeiras mecanizadas.