Prefeitura capacita lideranças comunitárias do bairro 17 de Março

Assistência Social e Cidadania
30/01/2023 15h47

Lideranças comunitárias do bairro 17 de Março participaram, na manhã desta segunda-feira, 30, da “Oficina de Capacitação para Lideranças”, promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS), desenvolvido junto às famílias beneficiadas com moradias no Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres. A formação ocorreu no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná, situado no bairro 17 de Março.

A iniciativa é executada pela empresa Oliveira Consultoria, no âmbito do programa Pró-Moradia, do Governo Federal, sob o acompanhamento da Secretaria Municipal da Assistência Social, e atenderá as famílias que residiam na antiga Ocupação das Mangabeiras. Ao longo de 24 meses, serão desenvolvidas ações socioeducativas nos eixos de Mobilização, Organização e Fortalecimento Social, Educação Ambiental e Patrimonial e Desenvolvimento Socioeconômico.

De acordo com a responsável técnica do PTS, Patrícia Oliveira, essa já é a segunda atividade dentro do Projeto, a primeira formação foi voltada para as lideranças comunitárias da antiga ocupação das Mangabeiras.

“Temos um nicho muito grande de lideranças aqui no bairro, como extrativistas, recicláveis, da ocupação, enfim, é muito importante para instrumentalizar essas pessoas que são referência para a comunidade entender qual é o papel de um bom líder, reconhecendo suas habilidades e competências. É contribuir para uma atuação mais eficiente”, destacou.

Segundo o facilitador Diego Almeida, a partir de uma metodologia teórica e prática, a ideia é auxiliá-los no processo de tomada de decisões. “A vida de um líder é tomar decisões e ele precisa estar munido de informações e ferramentas necessárias para a melhor resolução possível. Toda decisão gera um impacto que deve ser pensado no contexto geral e coletivo. Ao final, fizemos uma dinâmica de integração com reprodução de um vídeo mostrando os impactos de uma decisão de um líder e a importância da informação nesse processo”, detalhou.

Ao final, os líderes comunitários receberam um certificado de conclusão da oficina, com carga horária de quatro horas. A dona de casa Rosivânia Feitosa, líder comunitária há mais de 30 anos, aprovou a iniciativa.

“Gostaria de parabenizar a prefeitura, que através dessa empresa está ajudando não apenas as lideranças, mas a todos os moradores do novo residencial. Estão fazendo um trabalho social maravilhoso, nos ensinando, nos capacitando. Vai me ajudar a interagir melhor com as pessoas, vai me capacitar porque nunca sabemos de tudo. Para mim é uma aprendizagem ótima, nunca passei por uma experiência dessas. Quando estou buscando melhorias para o meu bairro, não é só para eles, é para mim e toda a minha família também”, observou Rosiânia, a dona Rosa, como ela é chamada pela comunidade.

Jackson Miller, conhecido popularmente por Buiú, é líder comunitário da antiga Ocupação das Mangabeiras e participou da primeira oficina. Foi Buiú que sugeriu aos profissionais do PTS abranger a formação para outros tipos de líderes comunitários.

“É um curso importante para toda a comunidade. Nos ajuda muito porque além de nos ensinar, nos certifica sobre nosso papel e a comunidade tem conhecimento de quem é o líder do bairro. Quando tem algum problema, os moradores se dirigem até nós para resolver e vamos atrás de resolver entrando em contato com os responsáveis. É muito interessante”, contou.