Projeto Verão 2023 terá banho de mar assistido e bodyboard para pessoas com deficiência

Juventude e Esporte
06/02/2023 16h00

Sol, calor e praia pedem um mergulho no mar. Foi pensando em proporcionar esse momento a toda população que a Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, inseriu o banho de mar assistido e o bodyboarding para pessoas com deficiência (PcD) na programação das atividades esportivas do Projeto Verão 2023, que serão desenvolvidas nos dias 11 e 12, na Orla da Atalaia e Pôr do Sol. 

O Projeto Estrelas do Mar (Pem), entidade que atua na capital sergipana desde 2011 e que, atualmente, atende mais de 170 pessoas com deficiência, será o responsável pelo desenvolvimento dessas ações no dia 11, das 8h às 12h, e no dia 12, das 9h às 15h.

De acordo com o gestor da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), Sérgio Thiessen, o Projeto Verão é totalmente democrático, participativo e inclusivo. "Então diversas atividades foram sendo elaboradas pensando na participação de todas as pessoas, inclusive, as pessoas com deficiência”, ressalta.

A secretária de estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, também reforça a preocupação em inserir na programação as modalidades inclusivas. “Fizemos questão de incluir as paramodalidades. É importante que todos os eventos esportivos tenham espaço para o paradesporto. Sergipe tem excelentes resultados com os nossos paratletas e a gente precisa continuar incentivando a prática”, destaca.

As atividades serão realizadas com as cadeiras anfíbias e com pranchas de bodyboard, na companhia de cerca de 15 voluntários do Projeto.

A presidente do Pem, Francine Mocelin, salienta a importância do espaço cedido pelo Projeto Verão para a participação da entidade, porque possibilitará “incluir novos alunos na sociedade e, assim, mostrar à população que, através da inclusão, pessoas com deficiência também podem praticar esportes e viver em conjunto sem qualquer tipo de preconceito”.

A professora de educação física pontua que as atividades físicas são necessárias para o desenvolvimento físico e social dessas pessoas, possibilitando uma melhor qualidade de vida.

“O esporte tem o poder de inserir, transformar vidas, trabalhar a coordenação motora, flexibilidade, agilidade, prevenir doenças, desenvolver a autoestima, a autoconfiança, criar laços, preparando nossos alunos para viver em sociedade”, afirma Francine.

O Projeto Verão 2023 é um evento que celebra a diversidade e a pluralidade, com a responsabilidade social de incluir todos os grupos de pessoas, de modo a permitir que cada cidadão possa desfrutar desse momento de lazer.

Outras modalidades para PcD
Além do banho assistido e do bodyboard, o Projeto Verão também contará com a realização da capoeira adaptada, das 15h30 às 17h, no dia 11, na Arena Criativa, e do vôlei adaptado, das 9h às 17h, no dia 12, na Arena Beach.