Projeto Verão 2023: Emsurb intensifica limpeza em todas as áreas do evento

Serviços Urbanos
09/02/2023 16h00

O público que vai aproveitar a programação musical, esportiva e cultural do Projeto Verão 2023, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo do Estado, poderá desfrutar de cada atrativo da festa em espaços ainda mais limpos e conservados.
 
Há mais de três semanas, e com intensificação nos dias que antecedem o tão aguardado início da festa, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) está realizando um mutirão de atividades operacionais no entorno e extensão da Orla da Atalaia, local que servirá de palco para as atrações musicais e multiculturais, que vão de 10 a 12 de fevereiro. 

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, explica que bem antes de chegar ao local da festa, o trabalho adiantado das equipes visa atender os principais corredores de acesso ao evento.
 
“As avenidas Melício Machado, Delmiro Gouveia, entre outras, são vias extensas e que, por isso, requerem uma ação antecipada. À medida que vínhamos nos aproximando do início do evento, os agentes entraram com os devidos repasses nos pontos onde houve a necessidade, finalizando com uma grande força-tarefa em toda a orla e ruas paralelas”, pontuou. 

Com ritmo acelerado e atuando para garantir comodidade e a sensação de bem-estar entre turistas, aracajuanos e demais visitantes, um efetivo com aproximadamente 70 trabalhadores e trabalhadoras, executam tarefas de varrição, roçagem, capinação e sinalização de guias.
 
Simultaneamente, equipes asseguram a limpeza na faixa de areia, fortalecendo os trabalhos através de ferramentas como gadanho e máquina saneadora, esta última auxiliando na remoção de rejeitos a uma maior profundidade. 

“Todo esse trabalho, que se estende também à Orla Pôr do Sol, com pouco mais de 20 agentes trabalhando por lá, é na verdade uma continuidade daquilo que já é feito no dia a dia, só que de uma forma mais intensificada, visando deixar as orlas e toda a região em seu entorno prontas para receber o público. Uma vez iniciado o evento, esse trabalho continuará, nos três turnos, sendo disponibilizados 121 agentes, em horários pré-estabelecidos para atender o antes, o durante e o depois dos shows e demais atrações”, complementa o diretor de operações da empresa municipal, Vinicius Almeida. 

Lixo no lugar certo
Para que a alegria e satisfação não se misturem a resíduos lançados ao chão e areia da praia, de forma inapropriada e colocando em risco o meio ambiente, a Emsurb colocará à disposição do público 120 contentores de lixo comum, fixados em formato de ilhas e distribuídos em locais estratégicos. Já para a destinação de itens recicláveis, dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) estarão instalados na área do evento. 

No que se refere à coleta e acondicionamento dos materiais recolhidos pelas equipes de limpeza, o planejamento conta ainda com três caixas estacionárias, com capacidade para até 5 m³ e 30 m³ de lixo, e equipamentos como retroescavadeira, pá carregadeira, máquina saneadora de praia, como também caminhões pipa e compactadores.