Prefeitura forma nova turma de guardas municipais para a utilização de pistolas .40

Guarda Municipal
10/02/2023 10h44

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), acaba de formar mais uma turma de guardas municipais no curso de aperfeiçoamento em equipamentos letais: pistolas, com duração de 100h/aulas.

O treinamento iniciado no dia 1° de fevereiro contou com a participação de 40 guardas municipais, sendo realizado na Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol), sob a instrução do supervisor da GMA e instrutor de tiro credenciado pela Polícia Federal, Tiago Emanuel.

De acordo com Tiago, os objetivos do curso são preparar e formar os guardas municipais para o emprego de equipamentos mais modernos na sua atividade laboral.

"O objetivo geral da corporação é capacitar o guarda municipal para o uso de armas semiautomáticas, tratando dos aspectos legais para o manuseio, aprimorando o uso de novas técnicas da prática de tiro e aprofundando o conhecimento em técnicas operacionais do tiro tático. Tudo isso a fim de conferir a este profissional de segurança pública o preparo necessário para melhor atender a população aracajuana nas questões relacionadas à segurança pública", afirma.

O curso dividido em aulas teóricas e práticas abordou os aspectos legais do uso da arma de fogo e a legislação aplicada, regras de segurança para o manejo, transporte e guarda do equipamento, manutenção das armas, atendimento pré-hospitalar, técnicas de tiro defensivo, tiro em baixa luminosidade, tiro embarcado, em deslocamento e em ambientes confinados, além da prática de tiro em estande.

O supervisor Ricardo Silva, aluno do curso, fez uma avaliação muito positiva da experiência. "Quero agradecer a direção da GMA por proporcionar a possibilidade do porte de arma semiautomática, tipo pistola, para os integrantes de nossa corporação. Da mesma forma parabenizar toda a equipe envolvida desde o planejamento das aulas, até a sua execução".

Com o término do curso, as anotações e o resultado das provas serão encaminhados à Polícia Federal para a validação dos novos portes de arma, com a inserção da liberação do emprego de armas semiautomáticas para todos os aprovados. O passo seguinte é o de fornecer os novos equipamentos aos guardiões para o emprego no serviço diário.