Projeto Verão 2023: tecnologia e efetivo reforçado contribuem para segurança do evento

Guarda Municipal
10/02/2023 20h02

A fim de garantir a segurança de sergipanos e turistas, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Sedec), reforça o esquema de segurança do Projeto Verão 2023 atuando com aproximadamente 200 guardiões diariamente, tanto no período diurno, quanto nos horários dos shows e apresentações musicais, à noite.
 
O planejamento operacional prevê a utilização de cães farejadores no espaço da arena de eventos, fazendo a busca de possíveis objetos proibidos, como armas e entorpecentes, uma atuação estendida, inclusive, à noite.
 
Toda a atuação da GMA estará focada numa atuação preventiva, que prevê inclusive um reforço da segurança nos terminais de integração, em especial, o da Atalaia, onde é esperado o desembarque de grande parte das pessoas que comparecerão ao evento. O Grupamento Especializado em Motopatrulhamento (GEM) será o responsável por essa atuação focada no transporte público e na região dos arredores da Orla da Atalaia.
 
Além disso, a corporação contará com câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial, posicionadas estrategicamente e controladas através da base móvel de videomonitoramento da GMA, apoiados pela atuação de drones que proporcionarão uma visão geral e aérea de todo o perímetro da festa.
 
De acordo com o diretor-geral da corporação, subinspetor Fernando Mendonça, a expectativa é de uma festa tranquila, como ocorreu no Réveillon. “Estamos empregando todo um aparato tecnológico e humano a fim de garantir, junto com os demais órgãos de segurança pública, um Projeto Verão tranquilo e seguro para todos. Há um anseio muito grande da população para com essa festa após essa pausa de dois anos. Planejamos tudo cuidadosamente e vamos executar da melhor forma possível esse planejamento”, enfatiza. 
 
Como em anos anteriores, a Guarda Municipal será a responsável por atuar junto ao público na área em frente aos palcos e, para isso, irá dispor de plataformas elevadas de observação, além das patrulhas itinerantes e apoio fixo de cinco caminhonetes que serão alocadas na faixa de areia da praia.
 
Projeto Verão 2023
Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o Projeto Verão volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. O evento, além de movimentar diversos setores da economia, fomenta o esporte e a cultura locais.